A natureza das inovações em agroindústrias de arroz do rio grande do sul

Autores

  • Ana Laura Paraginski Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Cadeia de Valor, Inovação, Competitividade, Agroindústrias de Arroz

Resumo

Entre outros aspectos, as inovações podem ser motivadas pelas demandas vindas do consumidor (demand-pull), ou por necessidades e oportunidades identificadas pelos diversos departamentos de uma empresa ou pelo seu gestor (technology-push). O presente artigo objetiva investigar a natureza das inovações radicais e incrementais em agroindústrias de arroz de pequeno, médio e grande porte, utilizando, para análise, o modelo da Cadeia de Valor do autor Michael E. Porter. Para tanto, primeiramente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a respeito dos conceitos de Inovação, Cadeia de Valor e Competitividade. Como objeto de estudo, foi escolhido o método de múltiplos casos para analisar qualitativamente nove agroindústrias de arroz. Os resultados indicaram que as empresas de distintos portes têm prioridades de investimentos em inovações de diferentes naturezas. Em termos de inovações radicais, enquanto as empresas de pequeno porte preocupam-se com a logística de entrada e infraestrutura, as de médio porte priorizam investimentos no setor de beneficiamento do produto e as de grande porte objetivam inovações em marketing, setor de compras e vendas, ou seja, as inovações de natureza radical localizam-se prioritariamente nas atividades primárias da Cadeia de Valor. Quanto às inovações de natureza incremental, elas estão em diversos departamentos, mas principalmente nas atividades de apoio da Cadeia de Valor de Porter. Concluiu-se que as inovações realizadas no setor estudado têm origem, prioritariamente, nas demandas vindas do mercado e do ambiente institucional, portanto, são do tipo demand-pull.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Laura Paraginski, Universidade Federal de Santa Maria
    Jornalista formada pela UFSM (2004), MBA em Comunicação Empresarial pela UNISC (2008) e Mestre em Extensão Rural pela UFSM (2012).

Downloads

Publicado

2014-04-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A natureza das inovações em agroindústrias de arroz do rio grande do sul. (2014). INMR - Innovation & Management Review, 11(1), 55-72. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79899