Aspectos determinantes do consumo de produtos cosméticos verdes

Autores

  • Helenita Rodrigues da Silva Tamashiro Faculdades Metropolitanas Unidas
  • José Augusto Giesbrecht da Silveira Universidade de São Paulo
  • Daielly Melina Nassif Mantovani Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Claudia Rosa Acevedo de Abreu Campanário Faculdades Metropolitanas Unidas

Palavras-chave:

Comportamento de Compra, Preocupação Ecológica, Afeto Ecológico.

Resumo

A pesquisa tem como objetivo verificar a existência de relação entre os construtos Preocupação Ecológica (PE), Afeto Ecológico (AE) e o comportamento do consumidor de produtos cosméticos verdes. Para tanto, foram estudadas mulheres, consumidoras potenciais de cosméticos, da cidade de Ribeirão Preto – SP, totalizando uma amostra de 500 casos. Foi aplicada a técnica multivariada de análise fatorial exploratória para obter as dimensões latentes e a análise de regressão múltipla para verificar a significância das relações entre os construtos. Os resultados deixam evidências de que as variáveis, Preocupação Ecológica (PE) e Afeto Ecológico (AE) foram considerados estatisticamente significantes para explicar as variações em Comportamento de Compra de Cosméticos Ecológicos (CCCE). Os resultados deste artigo oferecem uma compreensão adicional sobre os fatores que afetam o processo de decisão de compra do consumidor.

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Biografia do Autor

  • Helenita Rodrigues da Silva Tamashiro, Faculdades Metropolitanas Unidas
    Doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – USP, Professora do Programa de Pós-graduação em Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – PPGA/FMU
  • José Augusto Giesbrecht da Silveira, Universidade de São Paulo
    Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Professor da Universidade de São Paulo – USP
  • Daielly Melina Nassif Mantovani, Faculdades Metropolitanas Unidas
    Doutora em Administração pela Universidade de São Paulo – USP, Professora do Programa de Pós-graduação em Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – PPGA/FMU
  • Claudia Rosa Acevedo de Abreu Campanário, Faculdades Metropolitanas Unidas
    Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, Professora do Programa de Pós-graduação em Administração no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – PPGA/FMU

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Publicado

2014-04-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Aspectos determinantes do consumo de produtos cosméticos verdes. (2014). INMR - Innovation & Management Review, 11(1), 238-262. https://revistas.usp.br/rai/article/view/79907