A longa e tortuosa trajetória da Autonomia Universitária no Brasil: entrevista com Márcia Bassetto Paes

Autores

  • Dirceu Franco Ferreira Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-5487.v16i16p1-9

Palavras-chave:

AESI, Autonomia universitária, USP, Ditatura Militar, Márcia Bassetto Paes

Resumo

Militante da Liga Operária durante a Ditadura Militar, ela foi presa em 1977 por distribuir panfletos nas portas de fábricas do ABC paulista. Assim como outros militantes de esquerda, encarou os porões da ditadura, foi torturada. Sentiu na pele o peso da censura, da repressão à livre expressão do pensamento e à autonomia do cidadão. A ditadura interrompeu sua formação como historiadora, mas regressaria à universidade outras tantas vezes, formando-se em Marketing, Letras e Licenciatura (Português). Atualmente é doutoranda na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), pesquisando a história dessa mesma universidade nos tempos da ditadura. Nesta entrevista, conversaremos com a doutoranda Márcia Bassetto sobre a longa e tortuosa trajetória da autonomia universitária no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dirceu Franco Ferreira, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Doutorando em História Econômica pelo Programa de Pós-graduação em História Econômica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Mestre em História Econômica pelo Programa de Pós-graduação em História Econômica da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2020-09-02

Edição

Seção

Entrevistas

Como Citar

A longa e tortuosa trajetória da Autonomia Universitária no Brasil: entrevista com Márcia Bassetto Paes. (2020). Revista Angelus Novus, 16(16), 85-93. https://doi.org/10.11606/issn.2179-5487.v16i16p1-9