Guy Debord e a Internacional Situacionista: crítica unitária da economia política e da cultura

Autores

  • Erick Quintas Corrêa Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de Ciências e Letras campus de Araraquara (UNESP/FCLAr).

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-5487.v0i14p99-115

Palavras-chave:

Economia Política, Cultura, Espetáculo, Linguagem, Comunicação, Vanguardas

Resumo

O artigo apresenta o conceito de espetáculo, formulado na década de 1960 pelo situacionista francês Guy Debord (1931-94), como nucleado por uma indivisível reflexão social (crítica da economia política) e estética (crítica da cultura). Demonstra-se também como é precisamente com base nessa crítica unitária da passividade, fundada nas separações tanto da economia como da cultura mercantis, que a Internacional Situacionista (1957-72) aspirou a uma inédita unificação prática dos programas até então separados das vanguardas políticas e estéticas. 

 

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Biografia do Autor

  • Erick Quintas Corrêa, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de Ciências e Letras campus de Araraquara (UNESP/FCLAr).

    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (PPGCS/UNESP/FCLAr).

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Publicado

2018-07-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Guy Debord e a Internacional Situacionista: crítica unitária da economia política e da cultura. (2018). Revista Angelus Novus, 14, 99-115. https://doi.org/10.11606/issn.2179-5487.v0i14p99-115