https://revistas.usp.br/rausp/gateway/plugin/WebFeedGatewayPlugin/atomRevista de Administração2020-12-21T16:28:47-03:00Maria Sylvia Macchione Saesrausp@usp.brOpen Journal Systems<p>Disseminação de pesquisas e idéias que agreguem valor ao trabalho de acadêmicos e praticantes de Administração.</p>https://revistas.usp.br/rausp/article/view/180260Administração em ciência e tecnologia: uma experiência de 15 anos2020-12-21T16:36:13-03:00Eduardo VasconcellosJacques MarcovitchMaria Selma Baião1989-12-21T00:00:00-02:00Copyright (c) 1989 Revista de Administraçãohttps://revistas.usp.br/rausp/article/view/180259Erros nas pesquisas eleitorais2020-12-21T16:36:13-03:00Alexander Berndt1989-12-21T00:00:00-02:00Copyright (c) 1989 Revista de Administraçãohttps://revistas.usp.br/rausp/article/view/180258As percepções culturais do tempo: um estudo comparativo entre Brasil e França2020-12-21T16:36:14-03:00Jean-Claude Usunier
<p>A questão das percepções temporais e de grande importância, quer para marketing (comportamento do consumidor, negociação comercial), quer a nível de planejamento. O objetivo desta pesquisa foi estudar as variações culturais dos comportamentos temporais, comparando Brasil e França. A dimensão inter-regional foi dada através da comparação entre as regiões norte e sul dos dois países. Os dados foram coletados pela aplicação de questionário e os resultados obtidos analisados, particularmente, quanto a problemas associados a validade da escala proposta para medir os comportamentos temporais. O artigo analisa ainda os limites da pesquisa em relação aos principals problemas metodológicos encontrados nos estudos interculturais. Desenvolvimentos futures são propostos na conclusão.</p>
1989-12-21T00:00:00-02:00Copyright (c) 1989 Revista de Administraçãohttps://revistas.usp.br/rausp/article/view/180257Analise dos relacionamentos existentes na construção de um sistema especialista2020-12-21T16:36:14-03:00Claudio Mazzilli
<p>O artigo apresenta uma visão global das fases de Desenvolvimento de Sistemas Especialistas. E enfatizado o processo de aquisição do conhecimento visando a construção de um prototipo na área de Análise de Crédito. São enfocados os relacionamentos existentes entre o especialista, o usuário e o engenheiro do conhecimento.</p>
1989-12-21T00:00:00-02:00Copyright (c) 1989 Revista de Administraçãohttps://revistas.usp.br/rausp/article/view/180254Automação na indústria metal-mecânica: tendências da organização do trabalho e da produção2020-12-21T16:36:14-03:00Afonso Carlos Correa Fleury
<p>As novas tecnologias de base microeletrônica tem sido apontadas como o grande determinante das mudanças que atualmente ocorrem nos sistemas de produção. A rápida difusão e aplicação desses equipamentos seria crucial no aumento de produtividade e competitividade, a nível das empresas e dos paises. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida junto a 61 empresas do setor metal-mecânico, que visou identificar as estratégias de modernização que estão sendo adotadas. Os resultados demonstram que o processo de modernização exige, antes de tudo, que as empresas redefinam os seus modelos organizacionais, que se tornam mais sistêmicos, dinâmicos e flexíveis, para depois incorporar os modemos equipamentos. Estas novas formas de organizar a produção e o trabalho requerem alto nível de capacitação gerencial e tecnológica e significam criar uma grande capacidade interna de aprendizagem para bem enfrentar os tempos incertos e mutáveis que vivemos.</p>
1989-12-21T00:00:00-02:00Copyright (c) 1989 Revista de Administraçãohttps://revistas.usp.br/rausp/article/view/180253Como avaliar projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico?2020-12-21T16:36:14-03:00Eduardo VasconcellosPierre Ohayon
<p>Este artigo apresenta o resultado de um estudo sobre a avaliação de projetos tecnológicos, baseado em dados coletados junto a 341 respondentes de 27 institutos de pesquisa governamentais em Centros de P&D de empresas. Os critêrios de avaliação ex-post quo deveriam ser usados são comparados com aqueles que são efetivamente usados pela Instituição. Comparações entre respondentes do setor governamental e privado sao feitas, assim como comparações entre subgrupos de respondentes de acordo com o cargo ocupado por eles. Uma análise da avaliação ex-post de projetos tecnológicos como instrumento para integrar P&D e a estratégia da organização é realizada.</p>
1989-12-21T00:00:00-02:00Copyright (c) 1989 Revista de Administraçãohttps://revistas.usp.br/rausp/article/view/180249O impacto da informática no consumidor de serviços bancários2020-12-21T16:36:14-03:00Suzana Braga RodriguesRaquel Cristina Radames de SaCarlos Alberto Arruda de Oliveira
<p>Esse trabalho examina a reação de consumidores de serviços bancários a inlrodução de inovações tecnológicas com base em informática. Os resultados sugerem que o uso de sistemas completamente automalizados depende, de um lado, do desenvolvimento de um proccsso de aprendizagem com equipamenlos automalizados em geral e, de oulro, da aceitação do auto-serviço. Ambos dependem de mudanças que possam vir a ocorrer na sociedade em geral como, por exemplo, a difusão de equipamentos com base eletrônica que substiluam por máquinas, o serviço personalizado. Nesse caso o serviço completamente automatizado podera dar resultados a medio e longo prazos.</p>
1989-12-21T00:00:00-02:00Copyright (c) 2020 Revista de Administraçãohttps://revistas.usp.br/rausp/article/view/180247Coexistência entre Produção e Marketing em empresas de serviço: algumas evidências empiíricas2020-12-21T16:36:14-03:00Kieber F. Figueiredo
<p>Diversos autores têm demonstrado interesse no estudo do relacionamento entre marketing e produção em empresas industriais. De modo geral, tais estudos analisam os potenciais pontos de conflito entre aquelas duas areas e sugerem medidas no sentido de climinar os conflitos ou, pelo menos, minimizar seus efeitos. No que se refere as empresas de servigo, a literatura sobre este tópico deixa a desejar. Os estudos que fazem referência as interações entre produção e marketing normalmente limitam-se a mencionar a neccssidade de estreita cooperação entre as duas áreas funcionais de modo a satisfazer os clientes. Entre a neccssidade de colaboração e a prática corrente há um caminho a percorrer em termos de pesquisa empírica. De que forma marketing e produção convivem em empresas de serviço? Que fatores determinam a qualidade da interação entre estas duas áreas? Dado o crescente interesse que o setor de serviços vem despertando nos mundos empresarial e acadêmico, este trabalho focaliza a forma pela qual marketing e produção interagem em empresas que prestam diferentes tipos de serviços, de modo a responder questões como as acima formuladas e, também, gerar hipoteses que, em pesquisas futuras, poderão trazer mais conhecimentos sobre o assunto. A pesquisa consistiu num estudo exploratório em cinco companhias que operam na Espanha. A análise dos cinco casos conduziu a um número preliminar de conclusões e a um conjunto de hipoteses que relacionam certas caracteristicas dos sistemas prestadores de serviços com a existência, ou nao, de conflitos entre produção e marketing</p>
1989-12-21T00:00:00-02:00Copyright (c) 1989 Revista de Administraçãohttps://revistas.usp.br/rausp/article/view/180168Relações Públicas e Marketing uma abordagem estratégica2020-12-21T16:36:14-03:00Geraldo Luciano ToledoWaldir Gutierrez Fortes
<p>O artigo enfoca, de um ponto de vista estratégico, o processo de comunicação de uma organização em seus ambientes interno e externo. Os autores analisam a convergência entre Marketing e Relações Públicas e demonstram sua íntima relação, uma vez que ambas contribuem para melhorar o processo informativo e persuasivo da comunicação. Por outro lado, as principais diferenças entre o marketing convencional e o marketing estratégico são discutidas. Além disso, são apresentadas propostas para ampliação no campo das áreas de Relações Públicas e Marketing.</p>
1989-12-21T00:00:00-02:00Copyright (c) 1989 Revista de Administraçãohttps://revistas.usp.br/rausp/article/view/180164Indicadores de avaliação no Centro de Pesquisa da PETROBR`ÁS2020-12-18T14:08:15-03:00Marilia Fernandes de MoraesPierre OhayonDoradame Moura Leitão1989-12-18T00:00:00-02:00Copyright (c) 1989 Revista de Administraçãohttps://revistas.usp.br/rausp/article/view/180163Estratégia tecnológica na EMBRAER2020-12-18T14:08:15-03:00Lúcia Carvalho Pinto de Melo1989-12-18T00:00:00-02:00Copyright (c) 1989 Revista de Administraçãohttps://revistas.usp.br/rausp/article/view/180160Pesquisa, desenvolvimento e industrialização no setor aeronáutico brasileiro2020-12-18T14:08:15-03:00Arnoldo Souza Cabral1989-12-18T00:00:00-02:00Copyright (c) 1989 Revista de Administraçãohttps://revistas.usp.br/rausp/article/view/180159Pesquisa e Desenvolvimento no setor ferroviário: o caso FEPASA2020-12-18T14:08:15-03:00Roberto Wagner C. Martins1989-12-18T00:00:00-02:00Copyright (c) 1989 Revista de Administraçãohttps://revistas.usp.br/rausp/article/view/180157Cenários para o planejamento tecnológico2020-12-18T14:08:15-03:00Bruce B. Johnson1989-12-18T00:00:00-02:00Copyright (c) 1989 Revista de Administraçãohttps://revistas.usp.br/rausp/article/view/180155PADCT: uma avaliação preliminar do subprograma de instrumentação2020-12-18T14:08:15-03:00Eva StalWilliam Antonio Cerantola
<p>O trabalho apresenta uma avaliação, do ponto de vista gerencial, do subprograma de Instrumentação do PADCT,focalizando os aspectos inovadores do programa como um todo - chamada de propostas via editais, critérios para enquadramento, metodologia de julgamento e aprovação dos projetos, sistemas de acompanhamento - e, mas específicamente, do Subprograma em questão. Ao final são apresentadas sugestões no sentido de incorporar estas novas práticas gerenciais aos mecânismos de financiamento de projetos normalmente utilizados pelas agendas de fomento.</p>
1989-12-18T00:00:00-02:00Copyright (c) 1989 Revista de Administraçãohttps://revistas.usp.br/rausp/article/view/180153Planejamento e controle de projetos em P&D em empresas brasileiras2020-12-18T14:08:15-03:00Isak Kruglianskas
<p>A gestão da inovação em paises recentemente industrializados sem uma tradição em projetos de P&D apresenta muitas mudanças nas empresas, especialmente naquelas de ambiente instável e turbulento como as nacionais. O objetivo deste artigo e apresentar parte dos resultados obtidos numa pesquisa empírica e, com eles, sugerir medidas para o aperfeiçoamento das práticas de gestão de projetos de P&D em empresas nacionais. A amostra inclui 51 empresas que responderam um questionário, enviado através do correio. O estudo revela que, em geral, para se aprovar um projeto é dada grande importância as informações apresentadas no estudo, especialmente nos objetivos, resultados e justificativas. Muitas das empresas entrevistadas não possuem um padrão a ser seguido para auxiliar a elaboração dos pianos e propostas dos projetos em P&D. Conclui-se que alguns fatos como a espécie de capital empregado, o porte do ''staff'' de profissionais em P&D, a ênfase dada pela empresa através de P&D e o custo dos projetos apresentados influenciam significativamente os tipos de projetos de P&D e os sistemas adotados.</p>
1989-12-18T00:00:00-02:00Copyright (c) 1989 Revista de Administraçãohttps://revistas.usp.br/rausp/article/view/180149Novas tecnologias nas organizações dos espaços periféricos2020-12-18T14:08:16-03:00João Luiz Fonseca dos Santos
<p>O objetivo deste trabalho é identificar o papel das novas tecnologias nas sociedades capitalistas avançadas. A partir das informações captadas, a proposta e definir uma base de conhecimento que permita explicar as mutações das organizações periféricas, no que se refere ao modo de produzir, gerir e consumir mutações, e que possam conduzir a transformações nas organizações.</p>
1989-12-18T00:00:00-02:00Copyright (c) 1989 Revista de Administraçãohttps://revistas.usp.br/rausp/article/view/180147A universidade brasileira e o sistema de patentes2020-12-18T14:08:16-03:00Mauricio Guedes PereiraRicardo Pereira Nogueira
<p>A presente pesquisa foi feita tendo em vista a importância da utilização do sistema de patentes por parte das Universidades, Centros Tecnológicos, Instituições de Pesquisa, Fundações e outros organismos da área de Ciência e Tecnologia no Brasil. O estudo mostra as maiores tendências em registros de patentes, as áreas que mais se utilizam deste sistema, as classes com maior concentração de pedidos e os períodos em que o número de depositos efetuados foi maior. Os dados obtidos apontam na direção de um acelerado processo de mudança no comportamento das instituições observadas, no que se refere ao emprego de patentes.</p>
1989-12-18T00:00:00-02:00Copyright (c) 1989 Revista de Administraçãohttps://revistas.usp.br/rausp/article/view/180144A gestão tecnologica na PETROBRÁS2020-12-18T14:08:16-03:00Doradame Moura Leitao
<p>A maturidade de suas equipes de pesquisa e engenharia básica, aliada aos desafios tecnológicos que vem surgindo nos últimos anos, tem possibilitado, a PETROBRÁS e ao seu Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (CENPES), oportunidades de um salto qualitativo nas suas atividades tecnológicas. Contudo, o aproveitamento dessas oportunidades depende de uma nova visão da questão tecnologica e da consequente adoção de novos métodos de gestão, mais adequados e esta nova fase do processo de evolução. O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre o que vem sendo feito nesse sentido, analisando o processo de mudança sob a ótica de um aprendizado institucional.</p>
1989-12-18T00:00:00-02:00Copyright (c) 2020 Revista de Administraçãohttps://revistas.usp.br/rausp/article/view/180141Cursos de curta duração e desempenho em instituições de pesquisa agrícola2020-12-18T14:08:16-03:00Suzana Maria Valle LimaJairo Eduardo Borges-AndradeSolange Batista Arantes Vieira
<p>Estudou-se os efeitos de treinamentos sobre o uso de conhecimentos aprendidos, a melhoria de qualidade de desempenho e a redução de erros no trabalho, numa amostra de 234 empregados da EMBRAPA que haviam participado de cursos em dois anos consecutivos. Evidenciou-se impacto dos treinamentos sobre o desempenho de 45% dos sujeitos, considerando-se o conjunto dos 3 indicadores acima. Visando identificar as variáveis significativamente correlacionadas a esse impacto, realizou-se análises de regressao múltipla com 38 variáveis independentes, incluidas em 5 categorias: do indivíduo, da vida na organização, do local de trabalho, das características dos cursos e das condições de trabalho. Os resultados mostraram a predominância das condições de trabalho e de vida na organização, na explicação do impacto, seguidas de variáveis relacionadas ao indivíduo e aos cursos. A partir desses achados, são feitas sugestões para aumentar o impacto de treinamentos no desempenho.</p>
1989-12-18T00:00:00-02:00Copyright (c) 1989 Revista de Administraçãohttps://revistas.usp.br/rausp/article/view/180137Transferência de tecnologia através de "Joint-Ventures"2020-12-18T14:08:16-03:00Roberto da Silva WaackEduardo Vasconcellos
<p>A incidencia de associações do tipo ''Joint Ventures'' vem crescendo da mesma forma que a importância da tecnologia para o desenvolvimento econômico e social de uma nação. Para empresas, a transferência de tecnologia é um dos principais instrumentos para aumento de sua competitividade. O texto analisa um caso de empresas do setor farmacêutico, abordando suas principais caracteristicas e tecendo recomendações para o sucesso de empreendimentos do tipo.</p>
1989-12-18T00:00:00-02:00Copyright (c) 1989 Revista de Administraçãohttps://revistas.usp.br/rausp/article/view/180133Propriedade Intelectual e transferência de tecnologia2020-12-18T14:08:17-03:00José Adeodato de Souza NetoHilda Maria Salomé Pereira
<p>São analisadas as mudanças propostas nas relações comerciais e econômicas internacionais, com especial destaque a área da Propriedade Intelectual, atualmente debatidas no âmbito da OMPI e da GATT. Os novos temas trazidos a discussão e o ordenamento institucional defendido pelos países desenvolvidos afetara mio somente os governos como, principalmente, as empresas, representando serias ameaças ao fluxo de transferência de tecnologias para os países em desenvolvimento.</p>
1989-12-18T00:00:00-02:00Copyright (c) 1989 Revista de Administraçãohttps://revistas.usp.br/rausp/article/view/180033O novo contexto mundial, desafio tecnológico e a integração latino-americana2020-12-18T14:08:17-03:00Jacques Marcovitch
<p>Este trabalho descreve o contexto no qual o Brasil alcançou o final dos anos 80. No Brasil, como nos demais países intermediários da América Latina, convive-se com o dualismo caracterizado por ilhas de modernização inseridas numa economia em crise. O caos monetário dificulta a adoção de medidas de medio e longo prazo. Apesar destas dificuldades, as transformações geopolíticas mundiais, a revolução tecnológica e a necessidade de preservar a democracia emergente exigem medidas empreendedoras. O autor propõe a adoção de uma ''estratégia de inovação', para que a década dos anos 90 seja uma era de esperança.</p>
1989-12-18T00:00:00-02:00Copyright (c) 1989 Revista de Administraçãohttps://revistas.usp.br/rausp/article/view/180027Administração de P&D nas empresas do polo industrial de alta tecnoiogia de São Carlos2020-12-16T19:30:45-03:00Ana Lucia Vitale TorkomianMarcelo Alceu Amoroso Lima1989-12-16T00:00:00-02:00Copyright (c) 1989 Revista de Administraçãohttps://revistas.usp.br/rausp/article/view/180026Aglomerado de empresas de alta tecnologia: uma experiência de "entrepreneurship"2020-12-16T19:29:27-03:00Silvio Aparecido dos SantosHeitor José Pereira1989-12-16T00:00:00-02:00Copyright (c) 1989 Revista de Administraçãohttps://revistas.usp.br/rausp/article/view/180021Microeletrônica e dos serviços: um estudo de caso em um Hospital2020-12-16T19:33:32-03:00Suzana Braga RodriguesFrancisco Vidal BarbosaTalita Ribeiro da LuzZélia Miranda Kilimnik
<p>Esse trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a introdução de tecnologias com base em informática em um hospital. Partimos do princípio que a informática afeta a relação do empregado com a tarefa na medida em que muda as exigências para o desempenho da mesma e porque implica numa mudança do ambiente de trabalho e das relações funcionionais. Este estudo mostra que as caracteristicas das tecnologias da informação, bem como as mudancas decorrentes na organização do trabalho, podem aumentar as tensões do empregado, influenciando as relações com a clientela. Se o processo de implantação de novas tecnologias e inádequado, a tecnologia pode vir a deteriorar ainda mais a quaiidade dos serviços em vez de melhorá-la. Conclui-se que o insucesso da experiência aqui relatada nao pode ser atribuido a tecnologia em si mesma, mas deve ser interpretada como resultado das interações das características da tecnologia com os aspectos organizacionais que determinaram os resultados da aplicação dos sistemas.</p>
1989-12-16T00:00:00-02:00Copyright (c) 1989 Revista de Administraçãohttps://revistas.usp.br/rausp/article/view/180020Hábitos de consumo de mídia em Porto Alegre2020-12-16T19:26:11-03:00Luiz Antonio Slongo
<p>O artigo apresenta uma síntese de pesquisa realizada em 1985 na cidade de Porto Alegre, sobre os hábitos de consumo das mídias televisão e radio. De forma específica o artigo descreve os hábitos referentes aos horários efetivos de inicio e fim de audiência durante a semana e nos fins de semana, programações preferidas e tempo diário de audiência, referentes aos diferentes membros da familia.</p>
1989-12-16T00:00:00-02:00Copyright (c) 1989 Revista de Administraçãohttps://revistas.usp.br/rausp/article/view/180018Comportamento de empresas brasileiras em relação aos sistemas de comunicação informatizados2020-12-16T19:24:59-03:00Ana Akemi IkedaMarcos Cortez Campomar
<p>Esta pesquisa de mercado, de carater exploratório, visou a obtenção de conhecimentos sobre a atuação de diversos tipos de empresas brasileiras em relação a informatização de seu sistema de comunicação, já que a chamada "telemática" tern se desenvolvido muito nos últimos anos nos paises mais avançados e tern atingindo as filiais de multinacionais e grandes empresas com bastante intensidade no Brasil. A pesquisa visou analisar o que se passa e quais as tendências nestes vários tipos de empresas com relação a sistemas de comunicação informatizados, sendo que o foco da análise foi a crença dos responsavéis pela administração do uso destes equipamentos nestas empresas.</p>
1989-12-16T00:00:00-02:00Copyright (c) 1989 Revista de Administraçãohttps://revistas.usp.br/rausp/article/view/180017O mercado de ações e vencimento de opções de compra2020-12-16T19:23:50-03:00Antonio Zoratto SanvicenteRoberto Borges Kerr
<p>A metodologia de cálculo de retornos extraordinários, dado o "modelo de mercado" foi empregada para avaliar o impacto do vencimento de opções de compra de ações sobre o comportamento dos preços de ações-objeto no mercado a vista da Bolsa de Valores de São Paulo, em 1985. Ao contrário do alarde que se dá, principalmente na imprensa, a esse possível efeito, os resultados deste trabalho indicam que o efeito e insignificante, particularmente no que se refere às séries de opções mais negociadas. Este trabalho e uma adaptação da dissertação de mestrado de autoria de Roberto Borges Kerr, intitulada "A Influência do Vencimento de Opções de Compra sobre o Mercado de Ações" Universidade de São Paulo, 1988.</p>
1989-12-16T00:00:00-02:00Copyright (c) 1989 Revista de Administraçãohttps://revistas.usp.br/rausp/article/view/180012A implantação de sistemas MRP de gestão da Produção e de Materiais nas grandes empresas industriaís do Brasil2020-12-16T19:22:36-03:00Jaime Evaldo FensterseiferRicardo Melo Bastos
<p>Este artigo focaliza a utiIização de sistemas MRP {Material Requirements Planning) de gestão da produção e de materiais nas grandes empresas industrials dos setores metalúrgico, mecânico, de material eletroeletrônico e de material de transporte. São analisados aspectos relativos a implantação deste tipo de sistema de gestão e os resultados advindos de sua utilização. Os dados obtidos evidenciam um grande crescimento no uso de MRP (Material Requeriments Planning) e uma melhoria significativa nos principals indicadores de desempenho da produção.</p>
1989-12-16T00:00:00-02:00Copyright (c) 1989 Revista de Administração