Inserção profissional e formação continuada de egressos de cursos de graduação em Educação Física

Autores

  • William das Neves SALLES Universidade Federal de Santa Catarina; Centro de Desportos
  • Gelcemar Oliveira FARIAS Universidade do Estado de Santa Catarina; Centro de Ciências da Saúde e do Esporte
  • Juarez Vieira do NASCIMENTO Universidade Federal de Santa Catarina; Centro de Desportos

DOI:

https://doi.org/10.1590/1807-55092015000300475

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar aspectos da inserção profissional e perspectivas de formação continuada de egressos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Os participantes foram 63 egressos (34 bacharéis e 29 licenciados) concluintes entre o segundo semestre de 2009 e o segundo semestre de 2010, os quais responderam às questões de um questionário online, especialmente construído e validado para a pesquisa, que procurou obter informações referentes à sua inserção profissional e às perspectivas de formação continuada. De maneira geral, observou-se que a maioria dos formados atuava na área profissional de interesse, predominantemente em instituições privadas. A falta de experiência de atuação e a baixa remuneração oferecida pelos locais de trabalho foram consideradas as principais barreiras da inserção profissional. Em contrapartida, foram percebidos como facilitadores deste processo a amplitude de opções de intervenção destinadas ao profissional de Educação Física, bem como os conhecimentos adquiridos durante o curso realizado. A remuneração mensal da maior parte dos egressos empregados foi de até três salários mínimos. Verificou-se o interesse dos egressos de ambos os cursos pela realização de atividades de formação continuada em Educação Física, com destaque comum para cursos de especialização e/ou de mestrado nas áreas de atividade física direcionada à promoção da saúde. As evidências encontradas podem fornecer indicadores acerca da efetividade das reformulações curriculares realizadas nos cursos de graduação em Educação Física da UFSC, bem como contribuir para o aprimoramento contínuo da formação inicial oferecida aos estudantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2015-09-01

Edição

Seção

Pedagógica e Comportamental

Como Citar

SALLES, W. das N., FARIAS, G. O., & NASCIMENTO, J. V. do. (2015). Inserção profissional e formação continuada de egressos de cursos de graduação em Educação Física . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 29(3), 475-486. https://doi.org/10.1590/1807-55092015000300475