Ginástica no ensino superior: reflexões sobre avaliação

Autores

  • Michele Viviene CARBINATTO Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Myrian NUNOMURA Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/1807-55092016000100171

Resumo

Os processos de avaliação tradicionais pautavam-se nos paradigmas educativos de linearidade e encadeamento, cujo objetivo era classificar e selecionar os indivíduos. Com o avanço do discurso das Ciências Humanas e Sociais, a avaliação ganhou um caráter reflexivo e analítico, e passou a se constituir em um sistema de apoio e orientação para as aprendizagens individuais e coletivas, e sem perder de vista a formação pessoal dos alunos. Apoiado na pesquisa qualitativa, o presente estudo identificou e discutiu as avaliações utilizadas por 14 docentes universitários do Estado de São Paulo que ministram as disciplinas de ginástica nos cursos de licenciatura em Educação Física. Os resultados evidenciaram diferentes formatos de avaliação, quais sejam: teórica; debates; prática/vivência pesquisa; autoavaliação e avaliação entre pares . Nenhum dos docentes esclareceram claramente os critérios de avaliação, ficando a mesma, sobretudo, subjetiva, quatro docente apontaram indícios de utilização dos instrumentos avaliativos na concepção formativa e apenas um docente orienta sua prática durante o processo de ensino-aprendizagem, após analisar o que foi detectado nas avaliações.

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Publicado

2016-03-01

Edição

Seção

Pedagógica e Comportamental

Como Citar

Ginástica no ensino superior: reflexões sobre avaliação . (2016). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 30(1), 171-181. https://doi.org/10.1590/1807-55092016000100171