Nacionalismo, Educação Física e a missão francesa na Força Pública de São Paulo: uma comunidade imaginada (1906-1913)

Autores

  • Edivaldo GÓIS JUNIOR Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.1590/1807-55092016000401023

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar os interesses que levaram o Estado de São Paulo a reformar sua polícia, e organizar uma escola de educação física, tendo como objetivo central observar e analisar suas prerrogativas em relação à construção de uma identidade nacional. Para isso foi realizada uma pesquisa histórica que teve como fontes, documentos governamentais e o jornal “Correio Paulistano” entre os anos de 1906 e 1913. Concluímos que a militarização paulista objetivava colocar São Paulo em posição estratégica para liderar e influenciar a construção de um Brasil disciplinado, enfim, uma comunidade imaginada na ordem e no progresso.

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Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

Sociocultural

Como Citar

Nacionalismo, Educação Física e a missão francesa na Força Pública de São Paulo: uma comunidade imaginada (1906-1913) . (2016). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 30(4), 1023-1032. https://doi.org/10.1590/1807-55092016000401023