Marcos de desenvolvimento motor na primeira infância e profissionais da educação infantil

Autores

  • Vitor Antonio Cerignoni Coelho Universidade Federal do Tocantins, Miracema, TO, Brasil
  • Ademir De Marco Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física, Campinas, SP, Brasil
  • Rute Estanislava Tolocka Universidade Metodista de Piracicaba. Faculdade de Ciências da Saúde, Piracicaba, SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509201900010005

Palavras-chave:

Criança, Desenvolvimento Motor, Ambiente, Creche, Pré-Escola, Educação Física

Resumo

Estudos indicam que crianças no ensino infantil podem não atingir seu potencial de desenvolvimento, especialmente relacionado com o desenvolvimento motor. O objetivo deste estudo foi identificar o conhecimento de profissionais que atuam diretamente com as crianças, em creches e pré-escolas, sobre marcos de desenvolvimento motor e seu entendimento sobre meio ambiente para potencializar o desenvolvimento
infantil. Um grupo randomizado de profissionais respondeu a um questionário, baseado na Escala Bayley III, para avaliação do desenvolvimento motor infantil e a uma questão aberta sobre ambiente. A pontuação média para os marcos do desenvolvimento motor relacionados a ações motoras finas, sensoriais e de percepção foi de 41% e de 45% em relação desenvolvimento motor grosso. Os profissionais pensaram o ambiente
apenas em aspectos particulares, sem relacioná-los entre si. Verificou-se que a maioria dos profissionais era licenciada em pedagogia ou tinha ensino médio relacionado com pedagogia. Os resultados apontam para falta de conhecimento sobre desenvolvimento motor infantil e ambiente adequado, o que pode gerar pobre estimulação cotidiana dentro destas instituições e dificuldades de observar se a criança precisa de atenção
especial ou intervenção. É necessário discutir-se mais o papel do professor de Educação Física no ensino infantil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-04-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Coelho, V. A. C., De Marco, A., & Tolocka, R. E. (2019). Marcos de desenvolvimento motor na primeira infância e profissionais da educação infantil. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 33(1), 5-12. https://doi.org/10.11606/1807-5509201900010005