Ímpetos gestuais e saberes da gestão da classe na aula de educação física

Autores

  • Sandra Barbosa da Costa Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências da Saúde, João Pessoa, PB, Brasil
  • Marcílio de Sousa Júnior Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências da Saúde, João Pessoa, PB, Brasil; Universidade de Pernambuco. Escola Superior de Educação Física, Recife, PE, Brasil; Universidade de São Paulo. Faculdade de Educação, São Paulo, SP, Brasil
  • Izabelle do Nascimento Pereira Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências da Saúde, João Pessoa, PB, Brasil
  • Pierre Normando Gomes-da-Silva Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências da Saúde, João Pessoa, PB, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509201900010071

Palavras-chave:

Professor, Andar, Labanálise, Gestos

Resumo

O objetivo deste seguinte estudo foi identificar como as atitudes pedagógicas estão relacionadas com os ímpetos gestuais e como estes são evidenciados no andar do professor durante a gestão da classe. Inicialmente destacamos a especificidade da Educação Física, em relação a sua sala de aula, que ocorre em diferentes espaços. Dentro deste espaço acontecem inúmeras situações a serem intermediadas pelo professor, dentre elas: a condução da turma para o espaço de aula; a organização dos materiais didático-pedagógico e dos alunos; e o ato de disciplinar, sobre os quais delimitaram nosso olhar analítico pela Labanálise. Tomamos a pesquisa qualitativa do tipo etnográfica a fim de analisar os modos de andar do professor durante a aula de Educação Física. Os sujeitos foram seis professores de Educação Física do Ensino Fundamental, da rede pública da cidade de João Pessoa/PB. Para observar as aulas utilizamos um protocolo de observação e registros no diário de campo. O andar dos professores para conduzir a turma apresentou-se, pela Labanálise, predominantemente com velocidade de passos moderados e poucas vezes rápidos, como foi o caso dos três grupos de professores G1, G2 e G3. Ao andar para organizar a aula, os grupos de professores apresentaram ênfase numa atitude controlada, ou seja, houve interrupção dos passos sempre que se fez necessário durante a aula. Ao andar para disciplinar, os professores do grupo G2 e G2 apresentaram ênfase numa atitude direta, ou seja, um andar determinado. Os três grupos de professores, desta forma, especificaram algumas particularidades em seu repertório individual de gestão da classe para organizar um ambiente propício para a aprendizagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-04-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Ímpetos gestuais e saberes da gestão da classe na aula de educação física. (2019). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 33(1), 71-84. https://doi.org/10.11606/1807-5509201900010071