A produção de conhecimento sobre formação inicial e currículo em Educação Física no Brasil

Autores

  • Juliana Pizani Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Educação Física, Florianópolis, SC, Brasil
  • Fabiane Castilho Teixeira Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação Física e Esporte, Londrina, PR, Brasil; Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Educação Física, Maringá, PR, Brasil
  • Amauri Aparecido Bássoli de Oliveira Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação Física e Esporte, Londrina, PR, Brasil; Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Educação Física, Maringá, PR, Brasil
  • Ieda Parra Barbosa-Rinaldi Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação Física e Esporte, Londrina, PR, Brasil; Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Educação Física, Maringá, PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/1807-5509201900020241

Palavras-chave:

Graduação, Conhecimento, Pesquisa, Metodologia

Resumo

Esta pesquisa bibliográfica objetivou analisar a produção de conhecimento por meio de teses e dissertações sobre formação inicial e currículo em Educação Física no período de 1980 a 2012, com vistas ao mapeamento das características metodológicas, bem como das proposições para o cenário formativo. A amostra contou com 47 trabalhos, sendo 15 teses e 32 dissertações, que foram tratadas por meio de estatística descritiva
e análise de conteúdo. Estas pesquisas representam apenas 2% da amostra total de teses e dissertações. Verificou-se que a abordagem qualitativa, estudo de caso e as pesquisas descritiva, documental, foram utilizadas com maior frequência. Os resultados ainda indicam que 83% das pesquisas são não-propositivas e 17% propositivas, sendo estas representadas por duas categorias: orientação técnica e pedagógica e
organização curricular. Concluímos que há necessidade de desenvolvimento de teses e dissertações que foquem a formação inicial e currículo, especialmente ao considerar as mudanças curriculares e seu impacto para a área como um todo, bem como destacamos a importância da produção científica com caráter propositivo para a área da Educação Física.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2019-05-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A produção de conhecimento sobre formação inicial e currículo em Educação Física no Brasil. (2019). Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 33(2), 241-254. https://doi.org/10.11606/1807-5509201900020241