Periodização ondulatória vs periodização linear

efeitos sobre o desempenho de jovens nadadores

  • Leonardo de Sousa Fortes Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil
  • Pedro Pinheiro Paes Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil
  • Anselmo José Pérez Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil
  • Santiago Tavares Paes Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Educação Física e Desportos, Juiz de Fora, MG, Brasil
  • Fernando Diefenthaeler Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, ES, Brasil
Palavras-chave: Treinamento, Eficiência, Natação

Resumo

O objetivo da presente investigação foi analisar o efeito de dois diferentes tipos de periodização (ondulatória e linear) sobre o desempenho de nadadores. Trinta e nove jovens nadadores do sexo masculino foram selecionados de forma não probabilística e divididos proporcionalmente e randomicamente em dois grupos: periodização ondulatória (PO, n=19) e periodização linear (PL, n=20). Os nadadores foram submetidos a 8 semanas de treinamento físico/técnico. O desempenho nas provas de 50 e 100 m livre foi avaliado por meio de placas eletrônicas antes e após o período de treinamento. Conduziu-se a análise multivariada de medidas repetidas para comparar o desempenho (50 e 100 m livre) em função do grupo (PO e PL) e momento (pré e pós-treinamento). Foi identificado efeito de interação grupo vs. tempo (p<0,01) para o desempenho nos 50 m livre, com melhora no PO (∆%=-1,87; p=0,01; d=0,7) e
manutenção no PL (∆%=-0,37; p=0,38; d=0,2). Achados similares foram revelados para os 100 m livre, com melhora no grupo PO (∆%=-1,85; p=0,01; d=0,9) e manutenção no grupo PL (∆%=-0,16; p=0,31; d=0,1). Concluiu-se que a periodização ondulatória foi mais eficiente para melhorar o desempenho de jovens nadadores quando comparada a periodização linear.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-06-04
Como Citar
Fortes, L., Paes, P., Pérez, A., Paes, S., & Diefenthaeler, F. (2020). Periodização ondulatória vs periodização linear. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 34(1), 83-92. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v34i1p83-92
Seção
Artigos