Experiências avaliativas dos estudantes de Educação Física

a formação de professores nas universidades federais

  • Matheus Lima Frossard Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil
  • Ronildo Stieg Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil
  • Amarílio Ferreira Neto Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil
Palavras-chave: Formação Inicial, Processos Avaliativos, Profissionalidade Docente.

Resumo

Este artigo objetiva analisar o modo como estudantes finalistas dos cursos de licenciatura em Educação Física de sete Universidades Federais brasileiras compreendem os processos avaliativos, tendo em vista sua atuação docente em momentos extracurriculares. Caracteriza-se como uma pesquisa quali-quantitativa, dialogando com 32 alunos. Utiliza, como fontes, questionário, grupo focal e entrevista individual. O cruzamento dos dados entre os questionários e as narrativas dos estudantes demonstrou como, o que e para que esses sujeitos têm avaliado em suas aulas. Assim, eles apresentam uma diversidade de possibilidades de materialização dos diferentes saberes trabalhados nas aulas em um saber-objeto, o que os auxilia na produção de um juízo de valor e tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-06-04
Como Citar
Frossard, M., Stieg, R., Ferreira Neto, A., & Santos, W. (2020). Experiências avaliativas dos estudantes de Educação Física. Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 34(1), 145-163. https://doi.org/10.11606/issn.1981-4690.v34i1p145-163
Seção
Artigos