O “rugby” em cadeira de rodas no âmbito da universidade: relato de experiência da Universidade Estadual de Campinas

Autores

  • Luís Gustavo de Souza Pena Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação
  • Anselmo de Athayde Costa e Silva Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação
  • Luis Felipe Castelli Correia Campos Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação
  • Rafael Botelho Gouveia Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação
  • José Julio Gavião Almeida Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação
  • Edison Duarte Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação
  • Paulo Ferreira Araújo Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação
  • José Irineu Gorla Universidade Estadual de Campinas; Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.1590/1807-55092014000400661

Resumo

O “Rugby” em Cadeira de Rodas (RCR) é uma modalidade paralímpica praticada por pessoas com deficiência física e a participação das universidades é importante para seu crescimento. Este estudo descreveu o desenvolvimento do RCR na extensão universitária, através do estudo de caso no projeto de extensão da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. O RCR relaciona-se com o ensino, pesquisa e extensão; através do contato com a modalidade nas disciplinas; realização de estudos; oportunidade de prática e contato com a comunidade. A extensão universitária é um espaço importante para a vivência prática de alunos de Educação Física e contato com a comunidade. Através da aproximação da ciência com a prática, o RCR é trabalhado de forma consistente, alcançando bons resultados esportivos.

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Publicado

2014-12-01

Edição

Seção

Pedagógica e Comportamental

Como Citar

Pena, L. G. de S., Costa e Silva, A. de A., Campos, L. F. C. C., Gouveia, R. B., Almeida, J. J. G., Duarte, E., Araújo, P. F., & Gorla, J. I. (2014). O “rugby” em cadeira de rodas no âmbito da universidade: relato de experiência da Universidade Estadual de Campinas . Revista Brasileira De Educação Física E Esporte, 28(4), 661-669. https://doi.org/10.1590/1807-55092014000400661