CAPM em estudos brasileiros: Uma análise da pesquisa

Autores

  • Elisson Alberto Tavares Araújo
  • Victor do Carmo Oliveira
  • Wendel Alex Castro Silva

DOI:

https://doi.org/10.11606/rco.v6i15.52659

Palavras-chave:

Contabilidade, CAPM, Modelos de Precificação de Ativos.

Resumo

Nas últimas décadas, o modelo de precificação de ativos financeiros CAPM (Capital Asset Pricing Model) tem se sido um tema recorrente nos estudos em contabilidade e finanças, também no Brasil. Com o intuito de conhecer suas principais características metodológicas e constatações, realizou-se um levantamento dos artigos acadêmicos abordando o CAPM e variantes no país, entre 1997 e 2008, apresentados nos EnANPADs e em periódicos nacionais,. A estatística descritiva foi utilizada nas análises. Constatou-se que, em quase 1/3 dos trabalhos houve comparações do CAPM com outros modelos. A versão convencional foi a mais utilizada, e os seguintes perfis foram identificados nesses artigos: 1) naqueles que confirmaram a efetividade da teoria: boa parte informou os dados de modo incompleto; prevaleceram as análises cross-section; o Ibovespa foi a proxy da carteira de mercado mais utilizada; a SELIC foi a proxie do ativo livre de risco preferida; os períodos de análise entre um e três anos predominaram, 2) naqueles que a refutaram: a maioria dos dados estavam incompletos; foco nas análises cross-section, e nos testes em períodos de um a três anos; e o Ibovespa e o CDI foram as proxies mais aplicadas. Além disso, o IGP-DI foi o deflacionador preponderante, muitos não indicaram o tipo de ação utilizada, e os ativos individuais tiveram preferência nos testes empíricos. Concluiu-se que o modelo tem sido satisfatório no país, apesar de alguns elementos utilizados na sua operacionalização não atenderem, exatamente, às premissas da teoria. Porém, devido às anomalias, o seu desempenho tem sido comparado com outros modelos, ou fatores que ampliem sua eficiência têm sido acrescentados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elisson Alberto Tavares Araújo
    Mestre em Administração de Empresas pela UNIHORIZONTES (finanças). Pesquisador do NUCONT - Núcleo de Pesquisas em Contabilidade e Finanças. Pesquisador da Fundação Dom Cabral.
  • Victor do Carmo Oliveira
    Mestre em Administração (UNIHORIZONTES), bacharel em Ciências Contábeis (Faculdade ASA)
  • Wendel Alex Castro Silva
    Doutor em Administração pela UFLA. Prof. e pesquisador da Faculdade UNIHORIZONTES.

Downloads

Publicado

2012-09-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CAPM em estudos brasileiros: Uma análise da pesquisa. (2012). Revista De Contabilidade E Organizações, 6(15), 95-122. https://doi.org/10.11606/rco.v6i15.52659