Internationales Verwaltungsrecht: Begriffsbildung im Spiegel veränderter Staatlichkeit

Autores

  • Eberhard Schmidt-Aßmann Universidade de Heidelberg / Professor emérito

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v4i1p15-31

Palavras-chave:

direito administrativo internacional, direito administrativo global

Resumo

Os conceitos característicos da ciência jurídica não desempenham apenas função ordenadora. Por trás deles estão concepções, que ao mesmo tempo mostram relações de observação e definem perspectivas de pesquisas. Neste artigo, busca-se demonstrar esses papeis em relação ao conceito de direito administrativo internacional (Internationalen Verwaltungsrechts), aqui abordado com três variantes para fins de esclarecimento científico, já que é revelante demonstrar as estruturas que estão subjacentes aos conceitos jurídicos e as pré-concepções que eles carregam. As variações conceituais analisadas são: o direito administrativo internacional como um direito de colisão (Internationales Verwaltungsrecht als Kollisionsrecht), como direito administrativo global (Global Administrative Law) e como um direito de ação, determinação e cooperação fundado no direito internacional (im Völkerrecht begründetes Aktions-, Determinations- und Kooperationsrecht).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eberhard Schmidt-Aßmann, Universidade de Heidelberg / Professor emérito
    É professor titular aposentado de direito público da Universidade de Heidelberg, Alemanha. Doutor honoris causa. Autor consagrado de inúmeros artigos e livros, incluindo a obra “Dogmática Jurídico-Administrativa”, publicada no Brasil em 2016.

Downloads

Publicado

2017-01-26

Edição

Seção

ARTIGOS CIENTÍFICOS

Como Citar

Internationales Verwaltungsrecht: Begriffsbildung im Spiegel veränderter Staatlichkeit. (2017). Revista Digital De Direito Administrativo, 4(1), 15-31. https://doi.org/10.11606/issn.2319-0558.v4i1p15-31