Sobre a Revista

Objetivos e Escopo

A Revista do Departamento de Geografia (RDG) da Universidade de São Paulo é um veículo de publicação e de divulgação da pesquisa geográfica de difusão nacional e internacional, sendo a versão impressa (ISSN 0102-4582) publicada desde 1982 (n.1). A partir de 2010 (n.20) a revista se tornou eletrônica (eISSN 2236-2878). A RDG publica artigos originais com temas e correntes variadas envolvendo as dimensões físicas, humanas e de representações do espaço geográfico. Abordagens interdisciplinares e transdisciplinares com foco na análise do espaço geográfico e na solução de problemas da sociedade, meio ambiente e de metodologias de representação geocartográfica são bem vindas. A condição fundamental é que o artigo retrate em sua análise uma preocupação envolvendo tema eminentemente geográfico; é pré-requisito, todavia, que os artigos não sejam meramente descritivos, trazendo contribuições valiosas envolvendo correntes, práticas, interpretações, atualizações, teorias e modelos na geografia. Não há qualquer custo tanto para submissão ou publicação dos artigos.

Periodicidade

O recebimento dos manuscritos a serem avaliados pela comissão da RDG segue fluxo contínuo. A partir de abril de 2021, a RDG passou a publicar os seus artigos também em fluxo continuo e não mais de forma semestral. Com o objetivo de garantir pluralidade de tema, corrente e de pensamento, a submissão de manuscrito é restrita a 1 artigo por ano por autor.

 Tipo de Publicação

A RDG publica artigos originais, de revisão e notas de trabalho de campo. Tanto os artigos quanto as revisões devem ser escritos de forma clara e objetiva, focando no conteúdo essencial. Figuras meramente ilustrativa devem ser evitadas. Os artigos devem apresenta resultados e discussões consistentes com a temática proposta. No caso de revisão, o documento deve apresentar um relato das questões mais pertinentes do tema, o estado da arte e as tendências futuras na visão do autor. As notas de trabalho de campo são relatos originais desenvolvidos a partir de experiências, observações e coleta de dados em campo que revelam algo in´édito pertinentes as questões geo´gráficas. 

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação dos artigos está condicionada a pareceres circunstanciados emitidos por ao menos dois membros do Conselho Editorial. Os avaliadores são selecionados de acordo com o tema da proposta dos originais e a respectiva área de atuação do avaliador. Os procedimentos adotados pelo periódico atendem as normas internacionalmente consagradas: avaliação cega por pares, impessoalidade, rigor científico e adequação editorial. Os avaliadores recebem originais anônimos para análise, ao passo que os autores têm no final do processo, acesso às avaliações de seus textos, também sem a identificação dos pares. Na distribuição dos originais aos avaliadores, são evitadas situações de conflito de interesse ou outras que prejudiquem a análise competente e justa dos textos. Caso haja empate nas recomendações, o editor poderá decidir na continuidade ou não da avaliação ou um terceiro membro parecerista poderá ser acionado.

Política de Ética

A RDG se baseia na política de ética em publicação e "plagiarismo" fundamentada em Best Practice Guidelines for Journal Editors do Committee on Publication Ethics - COPE (http://publicationethics.org/resources/guidelines). Todos os artigos publicados são previamente checados quanto a sua autenticidade e similaridade com outros documentos utilizando a ferramenta de verificação de originalidade Turnitin.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Não há qualquer custo para submissão ou publicação do artigo. A licença de uso do artigo publicado pela RDG está acordo com a Creative Commons license que permite a autoria distribuir, reutilizar e readaptar o artigo, desde que preservados os devidos créditos autoral e da publicação na revista.

Arquivo Digital

O Portal de Revistas da Universidade de São Paulo preserva seus conteúdos por meio da PKP Preservation Network.