Mediadores do sagrado: os auxiliares indígenas dos missionários nas reduções jesuíticas da Amazônia ocidental (c. 1638-1767)

Autores

  • Francismar Alex Lopes de Carvalho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2015.107671

Palavras-chave:

Missões jesuíticas, Amazônia, fiscais da doutrina

Resumo

Este artigo analisa a participação indígena na difusão da doutrina cristã nas missões jesuíticas instaladas na Amazônia ocidental. Estudiosos têm destacado, nas últimas décadas, o papel de intermediários dos chefes nativos, que atuavam em instituições municipais aos moldes ibéricos, a saber, os cabildos, as confrarias e as milícias. Este texto aborda particularmente a figura dos auxiliares indígenas dos missionários. Ao iniciar uma redução, os jesuítas geralmente treinavam alguns caciques para exercerem a tarefa de catequistas; com o tempo, educavam os filhos dos chefes destacados e algumas crianças escolhidas entre os índios comuns e cativos para formar, através deles, um grupo seleto de “fiscais da doutrina”, sacristãos e músicos. Também estimulavam a constituição de confrarias, em que apenas os índios de comportamento exemplar e provada devoção religiosa podiam participar. Em todos os casos, esses índios atuavam como mediadores entre duas culturas. O presente estudo estabelece uma análise de situações e casos relevantes sucedidos nas missões de Maynas, Mojos e Chiquitos. O argumento central consiste em demonstrar que, ao depender de agentes indígenas para viabilizar a tradução da doutrina cristã aos neófitos, os jesuítas não podiam desterrar completamente certas práticas e representações que asseguravam a legitimidade dos seus mediadores. Assim, era comum que costumes nativos, como festas e danças, se introduzissem em celebrações cristãs. Do mesmo modo, a delegação aos mesmos índios da tarefa de catequizar conduzia a formas híbridas de apropriação da doutrina cristã.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Francismar Alex Lopes de Carvalho, Universidade de São Paulo

    Pós-doutorando da Fundação de Amparo à Investigação do Estado de São Paulo (Fapesp) junto ao Departamento de História da Universidade de São Paulo. Bolsista da Fapesp.

     

Downloads

Publicado

2015-12-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CARVALHO, Francismar Alex Lopes de. Mediadores do sagrado: os auxiliares indígenas dos missionários nas reduções jesuíticas da Amazônia ocidental (c. 1638-1767). Revista de História, São Paulo, n. 173, p. 175–210, 2015. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2015.107671. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/107671.. Acesso em: 24 abr. 2024.