Robert Southey, William Robertson e a teoria dos quatro estágios na construção da macronarrativa da história dos autóctones americanos

Autores

  • Flávia Florentino Varella Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2016.111112

Palavras-chave:

Robert Southey, William Robertson, Teoria dos quatro estágios

Resumo

A proposta deste artigo é analisar como a articulação da teoria dos quatro estágios serviu de pano de fundo na History of Brazil (1810-1819), escrita por Robert Southey, para o exame das populações que viviam no Brasil, rio da Prata e Paraguai. Além disso, busco mostrar a importância da History of America (1777) de William Robertson para a inserção da história americana dentro da macronarrativa da história universal através da circunscrição dos povos originários como moralmente selvagens e vivendo no estágio de caçadores e coletores. O plano explicativo da teoria dos estágios da sociedade, resultado de um grande interesse pela esfera social e pela etnografia, foi concebido como uma tentativa de elucidar a questão de como algumas sociedades tinham atingido a civilização, enquanto outras definhavam na barbárie ou mesmo na selvageria. Nesse horizonte de delimitação das sociedades em bárbaras, selvagens ou civilizadas, a History of America de Robertson foi decisiva para a construção dos povos indígenas americanos como vivendo em um estado selvagem. A abordagem sociológica e etnográfica, baseada na descrição do modo de subsistência e de como esse afetava os costumes e maneiras dos povos, passou a ser prescritiva para explicar o estado da população não apenas da Europa, mas também do Novo Mundo. Southey continuou explorando as maneiras e os costumes dos selvagens, realizando um significativo alargamento dos tópicos e esmiuçando as peculiaridades de diversas tribos sem, contudo, deixar de apontar seus modos de subsistência, que se desenvolviam de acordo com estágios previamente delimitados.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Flávia Florentino Varella, Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta de Teoria da Hstória no Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Como Citar

VARELLA, Flávia Florentino. Robert Southey, William Robertson e a teoria dos quatro estágios na construção da macronarrativa da história dos autóctones americanos. Revista de História, São Paulo, n. 175, p. 349–384, 2016. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2016.111112. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/111112.. Acesso em: 24 abr. 2024.