AS biografias e as fotografias na aprendizagem da história: as literacias "viajando através da carne"

Autores

  • Maria do Céu de Melo Universidade do Minho; Instituto de Educação
  • Margarida Durães Universidade do Minho; Instituto de Ciências Sociais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i164p447-462

Palavras-chave:

Biografias, fotografias, história, aprendizagem

Resumo

Este texto pretende apresentar algumas reflexões sobre o modo de questionar as biografias e as fotobiografias como fontes e a sua relevância para a aprendizagem da História. Ele foi gerado a propósito de um trabalho proposto aos alunos do curso de História da Universidade do Minho, na disciplina - Atelier da História / História Contemporânea, orientado pela segunda autora (2009). A tarefa era a leitura e análise crítica dos livros: O século XX do rei d. Carlos - Fotobiografia (Vieira, 2008) e a biografia de D. Manuel II (Proença, 2008)*** como fontes históricas. Ele contemplará também uma reflexão sobre os discursos dos autores publicitados na mídia sobre o processo de construção das suas obras e a sua utilidade pedagógica

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2011-06-30

Edição

Seção

Dossiê: Artigos

Como Citar

AS biografias e as fotografias na aprendizagem da história: as literacias "viajando através da carne" . Revista de História, [S. l.], n. 164, p. 447–462, 2011. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i164p447-462. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19204.. Acesso em: 28 mar. 2024.