No pay, no gain. As tentativas de implementação da propaganda paga pela imprensa estadunidense ao governo brasileiro (1930-1945)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2020.147852

Palavras-chave:

Propaganda externa, jornais, relações públicas, Estados Unidos, poder brando, governo Vargas

Resumo

O aprimoramento das comunicações nos Estados Unidos, nas primeiras décadas do século XX, tornou a imprensa um importante ator na política, sobretudo no campo da opinião pública. Com isso, jornais e revistas se configuraram vitrines das principais questões do país. Pela importância, a utilização dos jornais e revistas se constituiu instrumento de propaganda externa dos países interessados em aprimorar suas relações com os EUA, sobretudo no período da Segunda Guerra Mundial. Este artigo objetiva compreender, a partir da análise da documentação diplomática, o assédio dos profissionais da propaganda e jornalistas estadunidenses ao governo Vargas (1930-1945) por espaços pagos na imprensa estadunidense com objetivo de criar matérias jornalísticas favoráveis ao Brasil nos Estados Unidos.

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Biografia do Autor

  • Lindercy Francisco Tome de Souza Lins, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

    Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História Social do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo(FFLCH/USP). Professor do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

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Publicado

2020-02-07

Edição

Seção

A Imprensa na História

Como Citar

No pay, no gain. As tentativas de implementação da propaganda paga pela imprensa estadunidense ao governo brasileiro (1930-1945). Revista de História, [S. l.], n. 179, p. 01–24, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2020.147852. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/147852.. Acesso em: 28 mar. 2024.