No pay, no gain. As tentativas de implementação da propaganda paga pela imprensa estadunidense ao governo brasileiro (1930-1945)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2020.147852Palavras-chave:
Propaganda externa, jornais, relações públicas, Estados Unidos, poder brando, governo VargasResumo
O aprimoramento das comunicações nos Estados Unidos, nas primeiras décadas do século XX, tornou a imprensa um importante ator na política, sobretudo no campo da opinião pública. Com isso, jornais e revistas se configuraram vitrines das principais questões do país. Pela importância, a utilização dos jornais e revistas se constituiu instrumento de propaganda externa dos países interessados em aprimorar suas relações com os EUA, sobretudo no período da Segunda Guerra Mundial. Este artigo objetiva compreender, a partir da análise da documentação diplomática, o assédio dos profissionais da propaganda e jornalistas estadunidenses ao governo Vargas (1930-1945) por espaços pagos na imprensa estadunidense com objetivo de criar matérias jornalísticas favoráveis ao Brasil nos Estados Unidos.
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