Cultura visual e falsificação de dinheiro. A trajetória do fotógrafo Victor Telles, 1861-1906

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2020.148961

Palavras-chave:

Fotografia, cultura visual, Victor Telles, falsificação de dinheiro, moedeiro falso

Resumo

Este artigo discute a falsificação de dinheiro pelo viés da história pessoal de um de seus grandes ícones no século XIX: o fotógrafo Victor Telles. Para tanto, propõe-se um estudo da trajetória do português naturalizado brasileiro e seu envolvimento em acusações de falsificação de dinheiro no Brasil e em Portugal no final do século XIX. Propõe-se compreender a implicação de Victor Telles na falsificação de papel-moeda, tendo em vista a cultura visual vigente e as práticas fotográficas do período.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rogério Pereira de Arruda, Curso de História. Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

    Pós-doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor adjunto IV do curso de História da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Referências

Fontes

BENTES, José Antonio. Tratado theorico e pratico de photographia. Lisboa: Livraria de A. M. Pereira, 1866.

BRANDELY, Ainé. Nouveau manuel complet de galvanoplastie, ou traité pratique et simplifié des manipulations électrochimiques appliquées aux arts e a l’industrie. Paris: Librairie Encyclopédique de Roret, 1873. Disponível em: <https://bit.ly/2lInIp2>. Acesso em: 10 set. 2019.

ESTUDO Photographico. Diário de S.Paulo, São Paulo, 13/11/1877, p. 1-3. Disponível em: <https://bit.ly/2kbqtyH>. Acesso em: 23 jul. 2018.

ESTUDO Photographico. Gazeta de Notícias, Rio de Janeiro, 2/02/1880, p. 4. Disponível em: <https://bit.ly/2lLs8LQ>. Acesso em: 23 jul. 2018.

LIÉBERT, Alphonse. La photographie en Amérique. Traité complet de photographie pratique. 3ª edição. Paris: [s. n.], 1878. Disponível em: <https://bit.ly/2k89wFm>. Acesso em: 20 maio 2015.

MOEDA falsa. Correio Paulistano, São Paulo, 23/01/1878, p. 1. Disponível em: <https://bit.ly/2kc3405>. Acesso em: 8 jan. 2017.

MONCKHOVEN, Désiré Van. Traité général de photographie. 4ª edição. Paris: Librairie Victor Masson et fils, 1863. Disponível em: <https://bit.ly/2lJCcVP>. Acesso em: 23 maio 2015.

NOTAS Falsas. O Globo, Rio de Janeiro, 28/11/1877, p. 3. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=369381&pasta=ano%20187&pesq=>. Acesso em: 23 jul. 2018.

NOTAS Falsas. Gazeta da Tarde, Rio de Janeiro, 11/11/1881, p. 1. Disponível em: <https://bit.ly/2kwxxX5>. Acesso em: 23 jul. 2018.

O DIÁRIO de Notícias. Diário de Belém do Pará, Belém, 7/12/1882, p. 2. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=222402&pasta=ano%20188&pesq=>. Acesso em: 23 jul. 2018.

PHOTOGRAPHOS. A Folha, Rio de Janeiro, 21/06/1880, p. 4. Disponível em: <https://bit.ly/2mbKtSC>. Acesso em: 23 jul. 2018.

PROCESSOS Criminais, Moeda Falsa, Secretaria de Polícia de São Paulo, Réus: Antônio Joaquim de Carvalho Amarante e Victor Telles Rebello, n. de ordem: 3994, notação: 1739, 1878. Acervo do Arquivo do Estado de São Paulo.

QUERELA, Comarca de Coimbra. Réu: Victor Telles de Vasconcellos, Maço 12, Dep. VI, Est. 15, Tab. 6, n. 8, 1886. Acervo do Arquivo da Universidade de Coimbra.

ROBINSON, Henry Peach. Pictorial effect in photography. Hints on composition and chiaroscuro for photographers. London: Piper & Carter, 1869. Disponível em: <https://bit.ly/2JynHeR>. Acesso em: 2 jan. 2018.

SUPREMO Tribunal De Justiça, Moeda Falsa. Rio de Janeiro, Revista Criminal. Réu: Antônio de Castro Martins. Caixa 148, n. 2790, gal c, 1881. Acervo do Arquivo Nacional.

Referências bibliográficas

ABOUT, Ilsen. Les photographes ambulants: Conditions et pratiques professionnelles d’un métier itinérant, des années 1880 aux années 1930. Techniques & Culture, Marseille, n. 64, 2015. Disponível em: <https://bit.ly/2makWsZ>. Acesso em: 12 mar. 2019. Doi: doi.org/10.4000/tc.7611.

ANDRADE, Joaquim Marçal Ferreira de. História da fotorreportagem no Brasil: a fotografia na imprensa do Rio de Janeiro de 1839 a 1900. Rio de Janeiro: Elsevier; Fundação Biblioteca Nacional, 2004.

ARRUDA, José Jobson de Andrade et al. (org.). De colonos a imigrantes: I(E) migração portuguesa para o Brasil. São Paulo: Alameda, 2013.

ARRUDA, Rogério Pereira de & IZUMI, Luiza. Cultura fotográfica em Diamantina (MG), 1862-1900. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 467, p. 183-218, 2015. Disponível em: <https://bit.ly/2lP2kyj>. Acesso em: 30 mar. 2019.

ARRUDA, Rogério Pereira de et al. O crime de moeda falsa e sua abordagem pelo jornal Diário do Rio de Janeiro, 1840-1869. Aedos, Porto Alegre, v. 10, n. 22, p. 140-165, ago. 2018. Disponível em: <https://bit.ly/2lFp8k9>. Acesso em: 22 mar. 2019.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, Marieta de Moraes & AMADO, Janaína (org.). Usos & abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2000, p. 183-191.

CAIXA de Amortização. Banco Central do Brasil, Brasília, DF, [2017]. Disponível em: <https://bit.ly/2k9yjsD>. Acesso em: 30 nov. 2017.

CÂMARA, Bruno Augusto Dornelas. O “retalho” do comércio: a política partidária, a comunidade portuguesa e a nacionalização do comércio a retalho, Pernambuco 1830-1870. 2012. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.

CARVALHO, Vânia Carneiro de & LIMA, Solange Ferraz de. Cultura visual na era da reprodutibilidade técnica da imagem. Dobra[s], Barueri, v. 5, n. 11, p. 56-66, 2012. Disponível em: <https://dobras.emnuvens.com.br/dobras/article/view/163>. Acesso em: 20 mar. 2019. Doi: https://doi.org/10.26563/dobras.v5i11.163.

FABRIS, Annateresa. Identidades virtuais: uma leitura do retrato fotográfico. Belo Horizonte: UFMG, 2004.

FERREIRA JÚNIOR, Francisco. Cândido Ribeiro: – pintor, falsário e degredado em Guarapuava – século XIX. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 27, 2013, Natal. Anais. Natal: ANPUH, 2013. Disponível em: <https://bit.ly/2kFmPNJ>. Acesso em: 10 mar. 2014.

FERREIRA JÚNIOR, Francisco. O rei dos falsários: a trajetória de um moedeiro falso no Brasil Imperial (1830-1861). 2017. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

GALEANO, Diego. Un artista del delito: la circulación de moneda falsa entre el Rio de la Plata y Brasil. In: CAIMARI, Lila & SOZZO, Máximo (org.). Historia de la cuestión criminal en América Latina. Rosario: Prohistoria Ediciones, 2017, p. 195-233.

GINZBURG, Carlo & PONI, Carlo. O nome e o como: troca desigual e mercado historiográfico. In: GINZBURG, Carlo et al. A micro-história e outros ensaios. Lisboa: Difel, 1989, p. 169-178.

GOULART, Paulo Cezar Alves & MENDES, Ricardo. Noticiário geral da photographia paulistana: 1839-1900. São Paulo: Centro Cultural São Paulo; Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.

GRANGEIRO, Cândido Domingos. As artes de um negócio: a febre photographica: São Paulo: 1862-1886. Campinas: Mercado de Letras; Fapesp, 2000.

KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer história com imagens: arte e cultura visual. ArtCultura, Uberlândia, v. 8, n. 12, p. 97-115, jan./jun. 2006. Disponível em: <http://www.artcultura.inhis.ufu.br/anteriorNr12.php>. Acesso em: 24 mar. 2019.

KNAUSS, Paulo et al. (org.). Revistas Ilustradas: modos de ler e ver no segundo reinado. Rio de Janeiro: Mauad X; Faperj, 2014.

KOSSOY, Boris. Origens e expansão da fotografia no Brasil: século XIX. Rio de Janeiro: Funarte, 1980.

KOSSOY, Boris. Dicionário histórico-fotográfico brasileiro: fotógrafos e o ofício da fotografia no Brasil (1831-1910). São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2002.

LAVELLE, Patrícia. O espelho distorcido: imagens de indivíduos no Brasil oitocentista. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

LEVI, Giovanni. Os usos da biografia. In: FERREIRA, Marieta de Morais & AMADO, Janaina. Usos & abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1998, p. 167-182.

LUCA, Tania Regina de. A ilustração [1884-1892]: circulação de textos e imagens entre Paris, Lisboa e Rio de Janeiro. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2018.

MAUAD, Ana Maria. Entre retratos e paisagens: modos de ver e representar no Brasil oitocentista. Revista Studium, Campinas, n. 15, 2004. Disponível em: <https://bit.ly/2m4PcFr>. Acesso em: 2 nov. 2010.

MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual: balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p. 11-36, jul. 2003. Disponível em: <https://bit.ly/2PvW63N>. Acesso em: 20 mar. 2019. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0102-01882003000100002.

MITCHELL, William John Thomas. Mostrar o ver: uma crítica à cultura visual. Journal of Visual Culture, Londres, v. 1, n. 2, p. 165-181, 2002. Tradução. Disponível em: <https://bit.ly/2kquwaJ>. Acesso em: 13 mar. 2019.

MONTEIRO, Isilda Braga da Costa. A emigração para o Brasil e a fuga ao recrutamento militar – uma questão em debate na segunda metade do século XIX. In: SOUSA, Fernando de et al. (coord.). A emigração portuguesa para o Brasil. Porto: Cepese; Edições Afrontamento, 2007, p. 385-400.

ORVELL, Miles. The Real Thing. Imitation and authenticity in american culture, 1880-1940. Chapel Hill: University of North Carolina Press, 1989.

REVEL, Jacques. Micro-história, macro-história: o que as variações de escala ajudam a pensar em um mundo globalizado. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 15, n. 45, p. 434-444, set./dez. 2010. Disponível em <https://bit.ly/2Jq7bQG>. Acesso em: 20 mar. 2019. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782010000300003.

SEGALA, Lygia. Itinerância fotográfica e o Brasil Pitoresco. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Rio de Janeiro, n. 27, p. 62-85, 1998.

SOUSA, Fernando de. Os portugueses. De colonos a imigrantes. In: ARRUDA, José Jobson de Andrade et al. (org.). De colonos a imigrantes: I(E)migração portuguesa para o Brasil. São Paulo: Alameda, 2013, p. 21-36.

SOUSA, Fernando de et al. (coord.). A emigração portuguesa para o Brasil. Porto: Cepese; Edições Afrontamento, 2007.

SOUZA, Ricardo Luiz de. O antilusitanismo e a afirmação da nacionalidade. Politeia. História e Sociedade, Vitória da Conquista, v. 5, n. 1, p. 133-151, 2005. Disponível em: <https://bit.ly/2m9BL7l>. Acesso em: 23 fev. 2018.

STURKEN, Marita & CARTWRIGHT, Lisa. Practices of looking: an introduction to visual culture. New York: Oxford University Press, 2001.

VASQUEZ, Pedro Karp. O Brasil na fotografia oitocentista. São Paulo: Metalivros, 2003.

ZENHA, Celeste. As práticas da justiça no cotidiano da pobreza. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 5, n. 10, p. 123-146, mar./ago. 1985. Disponível em: <https://bit.ly/2kCNfzN>. Acesso em: 12 out. 2016.

ZENHA, Celeste. O negócio das vistas do Rio de Janeiro: imagens da cidade imperial e da escravidão. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 34, p. 23-50, jul./dez. 2004. Disponível em: <https://bit.ly/2kayBzD>. Acesso em: 24 mar. 2019.

Downloads

Publicado

2020-02-11

Edição

Seção

História e Artes

Como Citar

ARRUDA, Rogério Pereira de. Cultura visual e falsificação de dinheiro. A trajetória do fotógrafo Victor Telles, 1861-1906. Revista de História, São Paulo, n. 179, p. 01–36, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2020.148961. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/148961.. Acesso em: 18 abr. 2024.