A viola caipira como instrumento musicalizador: (re/i)novação e/ou manutenção da carga cultural a ela atrelada?

Autores

  • Leandro Drumond Marinho Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120513

Palavras-chave:

Viola caipira, Carga cultural, Instrumento, musicalizador, Hans-joachim Koellreutter, Manutenção, Renovação, Inovação

Resumo

A presente comunicação é o resultado de uma experiência vivenciada por um professor/investigador junto a um projeto que ensina Música, por meio da viola caipira, a alunos de uma Escola Municipal da zona rural de São João del-Rei, em Minas Gerais. Trata-se de reflexões que surgiram a partir do entrelaçamento do que foi vivido e observado em campo com o que foi interpretado sobre alguns pensamentos de Hans-joachim Koellreutter. Em forma de questionamentos é que o movimento reflexivo flui quase que sem direção, uma vez que não almeja dar as respostas, mas sim, colocar lenha na fogueira que já está acesa e assim convidá-lo a pensar sobre o processo de ensino-aprendizagem em tela.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leandro Drumond Marinho, Universidade Federal de São João del-Rei
    Mestrando em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei, sob orientação dos professores Carlos Henrique de Souza Gerken e Levindo Diniz Carvalho. Licenciado em Música/Piano pela mesma universidade. Graduado em Direito pela Universidade de Itaúna e especialista em Direito Público pelo Praetorium – Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito. Atua como educador musical no ensino-aprendizagem da viola caipira em escolas municipais da zona rual de São João del-Rei. Integra o LINCE – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Cultura e Educação (PPEDU/UFSJ).

Downloads

Publicado

2016-06-16

Edição

Seção

Comunicação

Como Citar

A viola caipira como instrumento musicalizador: (re/i)novação e/ou manutenção da carga cultural a ela atrelada?. (2016). Revista Da Tulha, 2(1), 100-118. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120513