A cultura da viola caipira na região de São João del-Rei (MG): uma análise de trajetórias

Autores

  • Cássio Tadeu de Resende Universidade Federal de São João del-Rei

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120514

Palavras-chave:

Viola, cultura da viola, Música popular, São João del-Rei.

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de refletir acerca da cultura de viola na região de São João del-Rei na segunda metade do século XX. Através da análise de bibliografia especializada, periódicos de época e, sobretudo com base em relatos de violeiros e foliões, conseguimos traçar um pouco da trajetória deste instrumento na região. Identificamos uma forte presença da viola nas manifestações populares na segunda metade do século XIX e uma escassez deste instrumento na cidade, nas práticas de música popular ao longo do século XX.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cássio Tadeu de Resende, Universidade Federal de São João del-Rei

    Cássio Tadeu de Resende é natural de São João del-Rei - MG. Licenciado em música com habilitação em violão pela Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ, Estudou também na Universidade de Música Popular - BITUCA, concluindo o curso ao fim de 2016. Pesquisador em educação musical e cultura popular, desenvolve estudos sobre a viola caipira no âmbito histórico na região de São João del-Rei, como também métodos de ensino do instrumento. Atualmente é professor de violão no Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier e ministra aulas de viola caipira no projeto “Viola na Escola”, projeto desenvolvido em parceria entre Instituto Chico Lobo, Universidade Federal de São João del-Rei e Prefeitura Municipal de São João del-Rei, onde se leva o ensino do instrumento a zona rural da cidade.

Downloads

Publicado

2016-07-05

Edição

Seção

Comunicação

Como Citar

A cultura da viola caipira na região de São João del-Rei (MG): uma análise de trajetórias. (2016). Revista Da Tulha, 2(2), 47-62. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120514