Da inquiribilidade à criação: as descobertas e a inter-relação com o sonoro desde a primeira infância

Autores

  • Cláudia Jaqueline de Souza Siufi Universidade de São Paulo - USP
  • Silvia Maria Pires Cabrera Berg Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2017.122705

Palavras-chave:

Educação musical, Educação Infantil, Criatividade, Percepção Sonora, Primeira Infância

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso relatando experiência realizada em aulas de música de Educação Infantil na escola regular, envolvendo alunos entre um e cinco anos de idade, suas inter-relações com o sonoro e desenvolvimento da criatividade. Partindo dos conceitos de François Delalande a respeito da exploração e criação musical através de objetos sonoros, identificamos nesta pesquisa conexões com Walter Howard que também apresenta estudos na área. Concluímos que a ampliação das relações com os sons a partir da inquiribilidade, exploração e investigação aguça a criatividade e abre caminho para o desenvolvimento de habilidades essenciais ao longo da infância. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cláudia Jaqueline de Souza Siufi, Universidade de São Paulo - USP

    Mestre em Música pela ECA/USP (2018) Pós graduada a nível de Especialização em Educação Musical pela Universidade Cândido Mendes/RJ (2013). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais/SP (2009). Regência Coral e Técnica Vocal - Instituto dos Meninos Cantores de Novo Hamburgo/RS (1998) Canto, violão popular e erudito no Liceu Musical Palestrina/RS (1990). Finalista em três edições do Prêmio Arte na Escola Cidadã promovido pelo Instituto Arte na Escola, com projetos envolvendo educação musical no Ensino Fundamental e Educação Infantil. Experiência na área Educação Musical no Ensino Fundamental e Educação Infantil desde 1996.

  • Silvia Maria Pires Cabrera Berg, Universidade de São Paulo

     Docente do Departamento de Música da FFLCRP-USP, coordenadora do LAPECIPEM e do arquivo Edmar Ferretti, coordenadora do Intercâmbio Acadêmico Internacional com o Bornekorakademiet (Dinamarca) e membro do NAP-CIPEM – do Departamento de Música da FFCLRP-USP.

Downloads

Publicado

2017-10-30

Edição

Seção

Comunicação

Como Citar

Da inquiribilidade à criação: as descobertas e a inter-relação com o sonoro desde a primeira infância. (2017). Revista Da Tulha, 3(1), 209-218. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2017.122705