O meu amigo Koellreutter de Gilberto Mendes Viagem às nascentes dos sentidos

Autores

  • Maria Yuka de Almeida Prado Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2018.146631

Palavras-chave:

Canção brasileira, Gilberto Mendes, Hans-Joachim Koellreutter, Brasil e Japão, análise musical para performance.

Resumo

Gilberto Mendes (1922-2016), compositor brasileiro da segunda metade do século XX, criou a obra O meu amigo Koellreutter, para voz feminina, marimba e piano, no ano de 1984, em comemoração ao septuagésimo aniversário de Hans-Joachim Koellreutter. Trata-se de uma canção sem palavras, em que a ausência de texto faz aflorar as múltiplas interpretações, não delimitadas por um código verbal específico. Vislumbra-se, dessa forma, a universalidade dos sentidos primordiais da voz. Nela se evidenciam as nuances sutis do pentatonismo numa estrutura minimalista, trazendo à tona a influência de certa musicalidade japonesa. O compositor da canção, na busca por uma poética pessoal, a ser construída a partir de influências cosmopolitas, encontra-se com outro agitador cultural, ávido também na procura de questões instigantes em relação à modernidade: Koellreutter. Nasceu na Alemanha, em 1915, atuando inicialmente como flautista. A vinda ao Brasil, em 1937, deveu-se ao nazismo que assolava o país. Professor de vários compositores e educadores de música no Brasil, fez parte do Música Viva, intenso movimento de revitalização artística, pedagógica e cultural. O contato com o Japão, na década de 50, permitiu-lhe vivenciar um modelo de sincretismo entre o tradicional e o novo, o ocidente e o oriente. Gilberto Mendes encontra, nessa fusão cultural de Koellreutter, um motivo para a sua composição musical, recriando de forma lúdica, a partir de uma perspectiva brasileira, um modo de traduzir o Japão. Da imanência à manifestação, a atmosfera japonesa ganha corpo na produção da canção brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Yuka de Almeida Prado, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
    Maria Yuka de Almeida Prado é Coordenadora do Laboratório de Performance e Ciências do Canto (LAPECC), Membro do Núcleo de Apoio à Pesquisa do Laboratório de Ciências da Performance (NAP-CIPEM) e professora de Canto do Departamento de Música da FFCLRP/ USP. Mestre e Doutora pelo Departamento de Música da ECA/USP. Bacharel em Canto pela Faculdade de Música Kunitachi, especialista em Canção Japonesa e Francesa pelo Centro de Pesquisa de Canções Japonesas e Francesas em Tóquio, Japão. Tem trabalhos apresentados em Congressos sobre Performance em Portugal, Cingapura, Canadá, Turquia e Áustria, além de apresentações das primeiras audições de compositores brasileiros contemporâneos em relevantes teatros do Brasil e no exterior (Japão, Estados Unidos, Suíça, Alemanha, Portugal, Cingapura e Itália).

Downloads

Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

O meu amigo Koellreutter de Gilberto Mendes Viagem às nascentes dos sentidos. (2018). Revista Da Tulha, 4(2), 97-115. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2018.146631