Sobre Rítmicas "Complexas" e Métodos de Ensino

Autores

  • Natália Brunelli da Silveira Universidade de São Paulo
  • Marcos Câmara de Castro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2018.152958

Palavras-chave:

Métodos de ensino de rítmica, Manuseio do tempo musical, Assimetrias rítmicas

Resumo

Este artigo é uma pesquisa bibliográfica teórica sobre rítmica e seus métodos de ensino, realizada por meio de levantamento de definições e conceitos relacionados a ritmo e ao recorte rítmico escolhido; e análise de métodos utilizados por universidades estaduais paulistas, nas disciplinas de percepção musical e rítmica, quando esta existe na grade, sendo eles: Guia Teórico-Prático para o Ensino do Ditado Musical partes I e II de Pozzoli; Rítmica de José Eduardo Gramani; Manual de Rítmica de Abelardo Mato Alonso; Ritmo de Bohumil Med; e Treinamento Elementar para Músicos de Paul Hindemith; quanto aos seus respectivos princípios norteadores para elaboração dos exercícios propostos como também, quanto às suas abordagens com relação à subdivisão e ao manuseio do tempo musical. Desta forma, busca-se entender como tais métodos e, por consequência, o ensino superior de música no estado de São Paulo, trabalham questões referentes a assimetrias possíveis de ocorrerem tanto na macroestrutura do compasso, expressa por meio da fórmula de compasso, quanto em sua microestrutura, compreendida pela acentuação e subdivisão do tempo. Observa-se com relativa frequência nos estudantes de música dificuldades para execução de tais assimetrias e, sendo assim, é importante compreender primeiro a forma que são pensados os exercícios de rítmica para futuramente apontar alternativas para sanar essas dificuldades.

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Biografia do Autor

  • Natália Brunelli da Silveira, Universidade de São Paulo

    Natália Brunelli da Silveira graduou-se em agosto de 2018 em Educação Artística com Habilitação em Música pelo Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP) e foi aprovada no programa de pós-graduação em Música da Universidade de Campinas na linha de Música, Cultura e Sociedade, para início em 2019.

  • Marcos Câmara de Castro, Universidade de São Paulo

    Marcos Câmara de Castro é professor associado do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Sobre Rítmicas "Complexas" e Métodos de Ensino. (2018). Revista Da Tulha, 4(2), 160-192. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2018.152958