Pianismo: comunicação na performance e técnica de tocar

Autores

  • Barbara James The University of Queensland. School of Human Movement and Nutrition Sciences,

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2018.154939

Palavras-chave:

Técnica pianística, Movimentos eficientes, Mecânica muscular, habilidades motoras para alta performance, estratégias práticas

Resumo

Os movimentos de um pianista são fundamentais para a produção dos sons musicais e os movimentos expressivos do tronco e dos braços que comunicam as informações estruturais e emocionais da música, tornando válio para essa revisão examinar o movimento da parte superior do corpo no processo de desempenho em combinação com os fatores importantes na aquisição de habilidades. A técnica de apoio subjacente deve ser eficiente com o uso econômico da musculatura, usando segmentos do corpo de acordo com seu design e potencial de movimento com os segmentos do braço mecanicamente ligados para produzir movimento coordenado e fluente. Duas ações fisiológica e pianisticamente importantes propostas pelos primeiros cientistas da música envolvem soltar a mão dos ombros para as teclas através de uma ação ondulatória, com as articulações ativadas sequencialmente, e rotação do antebraço para posicionar os dedos para a tecla, uma ação seguida de cotovelo e braço girando na direção oposta. Ambas as ações poupam os músculos do antebraço, gerando a energia necessária nos principais músculos do ombro. A mão na posição de jogar tem uma palma curva através da ação das articulações metacárpicas (dedos) e dedos curvos. A postura de palma e dedo controla a qualidade do som para uma articulação de legato mais suave, e para um desempenho eficaz, os antebraços devem se inclinar em direção ao teclado. A técnica deve ser automática através da prática sistemática que desenvolve as habilidades motoras para um toque proficiente, com a duração moderada da prática para reduzir o risco de causar lesões através do uso excessivo dos músculos do antebraço. Padrões de movimentos eficientes e relaxamento muscular estratégico, que resultam em movimentos mais rápidos, são realizados apenas por meio de treinamento extensivo. Os movimentos constantes da cabeça e do tronco e o movimento fluído do braço com movimentos manuais frequentes e movimentos rotacionais do cotovelo, embora gerados na produção da técnica de toque, ressoam com os membros da plateia que os percebem como expressivos, criando neles um empatia com a música. . Propõe-se que os estudantes de música sejam treinados nos aspectos mecânicos do uso da parte superior do corpo na técnica do brincar, e pratiquem estratégias, com pedagogia especializada para que crianças desenvolvam habilidades motoras para brincar eficientemente e métodos de treinamento que promovam uma apreciação dos aspectos comunicativos na performance musical.

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Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Pianismo: comunicação na performance e técnica de tocar. (2018). Revista Da Tulha, 4(2), 8-30. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2018.154939