Barulho de Trem

O cânone bossa-novista na música miltoniana

Autores

  • Fernanda Paulo Marques Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2019.160355

Palavras-chave:

Bossa Nova, Milton Nascimento, Barulho de Trem

Resumo

Trata-se da influência do movimento da Bossa Nova (BN) na música Barulho de Trem do compositor e cantor mineiro Milton Nascimento. A reflexão está baseada na contextualização da construção de um cânone musical, elencando os principais aspectos social, político e cultural da década de 1950 para tornar a BN um movimento de influência nacional. A apresentação histórica da BN se dá no âmbito nacional e na cidade de Belo Horizonte. Além dos aspectos de construção canônica em torno da BN, esta pesquisa propõe uma breve comparação entre as duas gravações de Barulho de Trem como um caso a ser investigado, sendo que possuem o espaço de tempo de 35 anos de uma gravação para outra. Essa investigação revela como um movimento canônico pode remodelar a identidade musical de um artista, apresentando como exemplo, Milton Nascimento. 

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Publicado

2019-12-18

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Barulho de Trem: O cânone bossa-novista na música miltoniana. (2019). Revista Da Tulha, 5(2), 172-200. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2019.160355