Ganga-Zumbi

análises e perspectivas sobre a canção

Autores

  • Pedro de Grammont e Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2019.160589

Palavras-chave:

Ganga-Zumbi, Análise Cancional, Canção, Semiótica da Canção

Resumo

Ganga-Zumbi é um trabalho que analisa, partindo de uma perspectiva histórica, semiótica, rítmica e harmônica, a canção mineira contemporânea Ganga-Zumbi. Esta canção – composta por Sérgio Santos e Paulo César Pinheiro – evidencia um arquétipo da cultura brasileira em uma síntese que traz, em si, muitos elementos rítmicos, ritualísticos e cancionais, contando a história de um de seus personagens históricos, Zumbi dos Palmares. Têm-se por “contemporâneo” um recorte que se estende aos últimos vinte anos, e “mineiro”, um objeto centrado em sua capital, o que – de certa forma – representa eixos identitários e de produção do estado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Teses e Dissertações
ADOUR, Fabio Câmara. Sobre harmonia: uma proposta de perfil conceitual. 2008. 501f. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2008.
CARVALHO, Jose Alexandre Leme Lopes. O ensino do ritmo na música popular brasileira: proposta de uma metodologia mestiça para uma música mestiça. 2011. 222f. Tese (Doutorado em Música) – Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Música,UNICAMP, 2011.
_______________________________________________ Os alicerces da folia: a linha de baixo na passagem do maxixe para o samba. Dissertação. Campinas, SP: [s.n.], 2006.
DIETRICH, Peter. SEMIÓTICA DO DISCURSO MUSICAL: Uma discussão a partir das canções de Chico Buarque. São Paulo: USP, 2008, disponível em: <www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8139/tde-12012009-155735/publico/TESE_PETER_DIETRICH.pdf peter dietrich> Acesso em 7.jul.2018.
TABORDA, Marcia Ermelindo. Violão e Identidade Nacional: Rio de Janeiro 1830/1930. (Tese de Doutorado). Rio de Janeiro: UFRJ, 2004.
TELLES, Lucas. A dimensão criativa de Radamés Gnattali no ciclo Brasilianas. Belo Horizonte: UFMG, 2017.

Livros
CAMPOS, Conceição. A Letra Brasileira de Paulo César Pinheiro - Uma Jornada Musical. Rio de Janeiro: Ed. Casa da Palavra, 2009.
CHEDIAK, Almir. Harmonia & Improvisação – vol. 1. Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 1986.
FISCHER, L.A.; LEITE, G. O Alcance da Canção: estudos sobre música popular, São Paulo: Arquipélago Editorial, 2016.
KOFI, Agawu. Music as discourse. London: Oxford University press, 2009.
MATOS, C.; TRAVASSOS, E.; MEDEIROS,F.T. (Orgz.). Palavra Cantada: Ensaios Sobre Poesia, Música e Voz. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2008.
MATOS, C.; MEDEIROS, F.T; Oliveira, E.D. (Orgz.). Palavra Cantada: Estudos Transdisciplinares, Rio de Janeiro, Editora da UERJ/FAPERJ, 2014.
REIS, Andressa Mercês Barbosa dos. Zumbi : historiografia e imagens, Dissertação de Mestrado, Franca: UNESP, 2004.
TATIT, Luiz. Musicando a Semiótica – ensaios, 2ªed. São Paulo: Annablume, 2011.
ZILBERBERG, Claude, Essai Sur Les Modalités tensives. Amsterdam: John Benjamins Publishing, 1981.

Artigos
MATTE, Ana Cristina Fricke; LARA, Glaucia Muniz Proença Lara. Um Panorama da Semiótica Greimasiana. UFMG, Artigo. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/arquivos/matte/artigos/artigoAlfa_Matte_Lara2009%5B3%5D.pdf> Acesso em 07 jul. 2018.
NASCIMENTO, Alessandra Amaral Soares. Candomblé e Umbanda: Práticas religiosas da identidade negra no Brasil. RBSE, 9 (27): 923 a 944. ISSN 1676-8965, dezembro de 2010. Disponível em: <http://www.cchla.ufpb.br/grem/AlessandraArt.pdf> Acesso em 07 jul. 2018.

Audiovisual:
SANTOS, Sérgio. Entrevista concedida ao programa Arte no Ar, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=a7-1GuTHPfY&t=8s> Acesso em 07 jul.2018.

Audios:
SANTOS, Sérgio. Áfrico. Rio de Janeiro: Biscoito Fino, 2002.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Ganga-Zumbi: análises e perspectivas sobre a canção. (2019). Revista Da Tulha, 5(1), 195-232. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2019.160589