Determinantes sociais no currículo médico

como iniciativas discentes podem contribuir para a formação dos profissionais acerca dos determinantes sociais de saúde

Autores

  • Comissão Organizadora da Semana da Diversidade da FMUSP Faculdade de Medicina FMUSP, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i2p155-157

Palavras-chave:

Comportamento social, Meio social, Educação médica, Currículo, Tendências

Resumo

O reconhecimento dos determinantes sociais é fundamental para promoção de uma assistência qualificada e ajustada à realidade dos indivíduos, bem como para o planejamento de políticas públicas e de medidas educacionais. Entretanto, ainda que a literatura científica evidencie esse como um dos pontos-chave para a efetividade do cuidado, os currículos programáticos de cursos da área da saúde historicamente apresentam lacunas acerca de tal temática, inviabilizando a formação de profissionais que ativamente relacionem os determinantes sociais à sua prática clínica. Nesse sentido, iniciativas do corpo discente se propõem a trazer ao ambiente universitário o debate sobre temas como sexualidade, identidade de gênero, racismo e desigualdades sociais, com intuito de promover uma formação crítica dos futuros profissionais, questionar o insuficiente conteúdo programático proposto pelas universidades e aproximar a comunidade civil dos espaços de produção do conhecimento.

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Publicado

2019-04-29

Edição

Seção

Relato de Experiência/Experience Report

Como Citar

Semana da Diversidade da FMUSP, C. O. da. (2019). Determinantes sociais no currículo médico: como iniciativas discentes podem contribuir para a formação dos profissionais acerca dos determinantes sociais de saúde. Revista De Medicina, 98(2), 155-157. https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v98i2p155-157