O cansaço como nova categoria de análise para os estudos críticos da deficiência

Autores

  • Marcos Cezar De Freitas Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i4p23-36

Palavras-chave:

Byung-Chul Han, Repertórios, Desempenho

Resumo

O artigo retoma as contribuições que os estudos culturais, os estudos feministas e a argumentação foucaultiana ofereceram à educação inclusiva, especialmente aos estudos críticos da deficiência. Acrescenta, também as contribuições de Byung-Chul Han que, com as categorias cansaço, positividade e performance, ampliou, com novas possibilidades críticas, o universo analítico desse campo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos Cezar De Freitas, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

    É Professor Associado Livre-Docente do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestre e Doutor em Educação pela PUC/SP. Livre Docente em Educação pela UNIFESP. Pós Doutor em Ciências da Educação pela USP. Orientador de mestrado e doutorado e supervisor de pós-doutorados. Iniciou a carreira acadêmica como professor da educação básica na escola pública em 1982 e em 1988 tornou-se professor universitário atuando, desde então, na formação de professores no Curso de Pedagogia oferecendo cursos sobre a construção social da infância. No que diz respeito à pesquisa, dedica-se aos temas vulnerabilidades infantis e educação inclusiva. Em perspectiva antropológica aborda a educação de crianças com deficiências ou cronicamente enfermas. Coordena o Projeto de Pesquisa EDUCINEP - Educação Inclusiva na Escola Pública, que abriga a Plataforma de Saberes Inclusivos com colaboradores da Argentina, Uruguay, Equador, EUA e Holanda. Em relação à extensão, organizou e coordenou a Escola Livre para Formação Inclusiva, que em parceria com escolas públicas e equipamentos de saúde oferece formação a respeito da educação de crianças cronicamente enfermas.

Downloads

Publicado

2019-02-20

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

O cansaço como nova categoria de análise para os estudos críticos da deficiência. (2019). Revista Estudos Culturais, 4, 23-36. https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i4p23-36