Do outro lado da ópera: as bandas como fator de expressão dos núcleos de pertencimento dos imigrantes, na virada do século XX

Autores

  • Diósnio Machado Neto Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i4p52-91

Palavras-chave:

Imigrantes italianos, Música, Pertencimento

Resumo

Os espaços de negociação dos imigrantes italianos no processo de formação dos núcleos sociais dentro da realidade rural paulista acabaram formando processos de afirmações de pertencimentos, reforçados por uma rememoração simbólica que concomitantemente mantinha os lastros com a terra original e abriase para a nova realidade. Muito desse
processo se deu pela música, num campo entrecruzado entre a ópera e a banda. No entanto, ao contrário da ópera, que já que estava incorporada nos valores das oligarquias locais e assim representavam a estratificação social
inerentemente, as bandas surgiram como
o principal espaço dessas negociações
culturais entre os nativos e os oriundi. Num
princípio, chamadas de forma pejorativa
de “bandas dos italianos”, essas agremiações foram fundamentais para a incorporação da comunidade de imigrantes nas estruturas afetivas da subjetividade local, assim como nos ambientes musicais consolidados, como o teatro e o coreto.
Através de processos de suas formações, do repertório, das formas e espaços da apresentação pública, assim como da projeção dessas bandas em cenários socioculturais mais amplos, o objetivo
desse artigo é problematizar essa movimentação. Especificamente, é sublinhar o processo de transculturação envolvido, focando como a ópera foi um ponto de apoio para um movimento que, ao fim e ao cabo, se desdobrou em muitos sentidos pela música de banda, por ser esta a real possibilidade de articular um patrimônio musical já estabelecido com o local da cultura.

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Biografia do Autor

  • Diósnio Machado Neto, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

    É Professor Livre-Docente da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e professor do programa de Pós-Graduação em Musicologia da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É membro do Italian and Ibero American Relationships Study Group (RIIA), sediado no IMLA-Veneza (Istituto per lo studio della música latinoamericana durante il periodo coloniale); do Study Group IMS Early Music in the New Word; e do Núcleo Caravelas do CESEM da Universidade Nova de Lisboa. Recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes em 2009 pela tese "Administrando a festa: Música e iluminismo no Brasil colonial". É fundador da Associação Regional para América Latina e Caribe da International Musicology Society (ARLAC-IMS) e da Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS). Coordena o Laboratório de Musicologia (LAMUS-EACH).

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Publicado

2019-02-20

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Do outro lado da ópera: as bandas como fator de expressão dos núcleos de pertencimento dos imigrantes, na virada do século XX. (2019). Revista Estudos Culturais, 4, 52-91. https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i4p52-91