Apresentação do primeiro número da Revista Ingesta

Autores

  • Henrique Soares Carneiro Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i1p9-11

Palavras-chave:

História da Alimentação, História das Bebidas, História das Drogas, Historiografia

Resumo

A história da alimentação, das bebidas e das drogas se constitui como um campo de circunscrição temática e conceitual de elementos distintos, mas sobrepostos. Os estudos sobre comida, bebidas alcoólicas e outras drogas se inscreveram nas tentativas de analisar o cerne da vida cotidiana e que é também a matéria-prima da economia, ou seja, as práticas que podemos chamar de ingestões. Ingerir é assimilar no corpo produtos externos que se consubstanciam na própria carne constituindo assim o seu alimento reprodutor, mas também reguladores psicofisiológicos que desde as épocas mais arcaicas foram encontrados com a fermentação de matérias orgânicas e a riqueza psicoativa da flora. Por isso, denominamos essa revista que apresenta agora o seu primeiro número de Ingesta, ou seja, ingestões que esperamos sejam também digestivas e nutritivas. Temos, aqui, um cardápio amplo de temas que tratam de muitos aspectos, sob olhares quase sempre ancorados em pesquisas monográficas muito ricas que investigam manifestações peculiares de nossa relação com o que se come ou se bebe, como isso se faz, com quais significados e com que repercussões. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Henrique Soares Carneiro, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Mestre e doutor em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-SP). É professor de História Moderna do Departamento de História da FFLCH-USP, onde leciona e orienta pesquisas de mestrado e doutorado relacionadas, sobretudo, à História da Alimentação, das Bebidas e das Drogas. Fundador e coordenador do Laboratório de Estudos Históricos das Drogas e da Alimentação da USP.

Referências

MENESES, Ulpiano T. Bezerra; CARNEIRO, Henrique. A história da alimentação: balizas historiográficas. Anais do Museu Paulista, Nova Série, São Paulo, v. 5, pp. 9-91, 1997.

Downloads

Publicado

2019-03-28

Edição

Seção

Editorial

Como Citar

Apresentação do primeiro número da Revista Ingesta. (2019). Revista Ingesta, 1(1), 9-11. https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i1p9-11