Uma commodity para os sentidos

a difusão global do tabaco na Era Moderna

Autores

  • Gustavo Acioli Lopes Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p81

Palavras-chave:

Tabaco, Mercado Atlântico, História Global, Idade Moderna

Resumo

O tabaco esteve entre as commodities a ter rápida difusão global na Era Moderna, a partir das navegações e interações dos europeus com os povos dos demais continentes conhecidos então. Nativo da América, onde era consumido pelos povos originários de várias partes do continente, cerca de um século depois da chegada de Colombo ao Novo Mundo, o tabaco já era conhecido em várias partes da Europa, África, Oriente Médio e Leste Asiático. Neste périplo global, a erva passou de elemento ritualístico a commodity: vendido, trocado, taxado e produzido nas quatro partes do mundo, ganhou a preferência de homens e, em menor medida, mulheres, de todas as camadas sociais. Indivíduos de diversas idades mascavam, aspiravam e/ou fumavam, principalmente, o tabaco das Américas, nas suas diversas variedades. Assim, essa commodity, que conquistava as pessoas pelo paladar, olfato, tato e visão, tornou-se intensamente negociada e difundida nas sociedades que com ela tiveram contato. Proponho-me a abordar essa difusão, destacando seus diversos condicionantes, desde a produção ao consumo do tabaco.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gustavo Acioli Lopes, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Graduado e mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco, doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo. É professor adjunto de História Econômica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e membro colaborador do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História da UFRPE. No II Simpósio Internacional de Pesquisa em Alimentação, participou da mesa-redonda “Produção alimentar e sistema global”.

Downloads

Publicado

2019-11-30

Como Citar

Uma commodity para os sentidos: a difusão global do tabaco na Era Moderna. (2019). Revista Ingesta, 1(2), 81. https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p81