Saúde da população negra no Brasil

segurança alimentar e nutricional e políticas públicas de equidade racial

Autores

  • Jussara de Oliveira Romualdo
  • Paulo Fernando de Souza Campos Universidade de Santo Amaro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p111

Palavras-chave:

População negra, Políticas públicas, Segurança alimentar, Interdisciplinaridade

Resumo

Apesar de a maioria populacional brasileira se declarar preta ou parda, são poucas as pesquisas a respeito da saúde da população negra, sobretudo, da segurança alimentar e nutricional. Os silenciamentos justificam a reflexão proposta, que analisa políticas públicas de saúde e os seus impactos no âmbito da segurança alimentar de homens e mulheres negros. A partir de documentos oficiais, com destaque para a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, a pesquisa revelou que políticas públicas de equidade racial partem da mobilização da população negra, que participa ativamente das demandas, e buscam alinhá-las com as demais ações em saúde. No entanto, a redução das desigualdades étnico-raciais e os cuidados com hábitos alimentares da população negra brasileira são conquistas recentes, cujo enfrentamento evidencia atenção subalternizada tanto no âmbito da Gestão Pública, quanto das reflexões acadêmicas, que pouco tratam o tema. Os desdobramentos do estudo permitem considerar a importância da interdisciplinaridade, pois a formação humanística, social, em relação ao universo das profissões, com especial atenção para o campo da Saúde, colabora decisivamente para o entendimento dos problemas e suas existências, bem como para as ações de seu enfrentamento. Como salientam Liane Maria Bertucci, André Mota e Lilia Blima Schraiber, organizadores do livro Saúde e Educação: um encontro plural (2017), a instrução da população para transformar maneiras de vida consideradas inadequadas no que se refere à manutenção da saúde resulta do diálogo entre as disciplinas. Deste modo, o estudo compreende ser imperiosa a ampliação das bases interdisciplinares na formação de políticas públicas, pois trocas teóricas e metodológicas produzem efeitos de sentido e extrapolam o polo técnico das práticas sociais sem, contudo, deixar de subsidiá-lo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jussara de Oliveira Romualdo

    Graduada em Nutrição com Especialização em Gestão Pública pelo Programa Universidade Aberta do Brasil – Universidade Federal de São Paulo (UAB-Unifesp).

  • Paulo Fernando de Souza Campos, Universidade de Santo Amaro

    Doutor em História com Pós-Doutorado EE/USP/Fapesp, bolsista Capes/Orientador no Programa UAB-Unifesp – Gestão Pública, professor do Mestrado em Ciências Humanas da Universidade de Santo Amaro.

Downloads

Publicado

2019-11-30

Como Citar

Saúde da população negra no Brasil: segurança alimentar e nutricional e políticas públicas de equidade racial. (2019). Revista Ingesta, 1(2), 111. https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p111