Do garfo à pena

uma história da alimentação do Rio Grande do Sul a partir de relatos de viajantes oitocentistas

Autores

  • Everton Luiz Simon Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Eliane Cristina Deckmann Fleck Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p157

Palavras-chave:

História da alimentação do Rio Grande do Sul, Práticas alimentares, Viagens e viajantes, Representações, Patrimônio alimentar

Resumo

Nesta comunicação apresentamos a análise das narrativas de viagem de Nicolau Dreys, Auguste de Saint-Hilaire, Carl Seidler e Robert Avé-Lallemant, que percorreram a província do Rio Grande do Sul, entre 1817 e 1858, com o objetivo de identificar e discutir as representações construídas por estes viajantes sobre as práticas alimentares vigentes na província, bem como de demonstrar cartograficamente as atividades relativas ao preparo/trabalho na terra, ao cultivo e ao consumo de alimentos nas diversas regiões da província no Oitocentos. A investigação se fundamenta teoricamente na História Cultural e metodologicamente na Análise Textual Discursiva, tendo considerado, para a análise das obras dos quatro viajantes, as categorias produção, preparação e consumo de alimentos; comensalidade e etiqueta [distinção e estratificação social à mesa]; hospitalidade, reciprocidade e sociabilidade; saúde e alimentação e tabus e significados simbólicos. Para além das representações sobre as práticas alimentares e das evidências de que elas estiveram inequivocamente vinculadas às experiências sociais e culturais daqueles que as descreveram, a análise que fizemos das narrativas dos viajantes possibilitou a identificação e a discussão das informações sobre os alimentos produzidos, as práticas de cultivo, de consumo e de sociabilidade e, também, sobre as relações de trabalho nas diferentes regiões da província do Rio Grande do Sul, apontando para a inegável contribuição dessas fontes para uma História da Alimentação do Rio Grande do Sul oitocentista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Everton Luiz Simon, Universidade de Santa Cruz do Sul

    Doutor em História no Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), bolsista Capes-PROSUC, professor e coordenador do curso de Gastronomia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

  • Eliane Cristina Deckmann Fleck, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, professora do Programa de Pós- Graduação em História da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Downloads

Publicado

2019-11-30

Como Citar

Do garfo à pena: uma história da alimentação do Rio Grande do Sul a partir de relatos de viajantes oitocentistas. (2019). Revista Ingesta, 1(2), 157. https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p157