O consumo como experiência

de vestimentas e alimentos a luxo e gastronomia (séculos XIX-XXI)

Autores

  • Giulia Falcone Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de História

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p181

Palavras-chave:

Luxo, Gastronomia, Moda, Experiência

Resumo

A moda de luxo e a gastronomia não foram invenções do século XIX. Vestimentas suntuosas e alimentos refinados eram habitualmente consumidos pelas cortes aristocráticas nos séculos XVII e XVIII. A grande diferença introduzida pelo século XIX, portanto, foi o banimento da restrição do consumo desses bens à classe aristocrática.

A possibilidade do acesso ao luxo e à gastronomia implica na necessidade do estabelecimento de novos critérios que garantam sua exclusividade à nova classe dominante. Esse preceito é traduzido em preços mais elevados, o que certifica não apenas a manutenção da restrição do consumo do luxo e da gastronomia à burguesia, como reforça a distinção da produção sofisticada desses bens ao modo de produção industrial em crescimento.

Entretanto, no século XX, especialmente a partir dos anos 1950, o desenvolvimento dos meios de reprodutibilidade técnica promove a massificação na produção de bens de luxo e artigos gastronômicos, equiparando-se cada vez mais à produção daquilo que é considerado banal. A partir de então, se a forma como são produzidos não demarca mais a diferenciação entre o simples e o refinado, é necessário que novas formas de consumo o façam.

Deste modo, a experiência do consumo assume uma posição de especial relevância, inclusive em comparação à forma de produção. Assim, não é mais a experiência da produção que confere ao bem de luxo ou ao artigo gastronômico a qualidade de exclusivo, mas a forma como são consumidos que garante a reprodução da sensação de exclusividade.

Este trabalho pretende discutir como se manifestam essas experiências de consumo do luxo e da gastronomia no século XXI. Será dada especial atenção às expressões que combinam a moda de luxo e a gastronomia a uma experiência estética, na qual se busca a desvinculação da reprodutibilidade técnica através da compreensão do consumo como um momento supra-histórico, em que é privilegiada a experiência sensorial do “aqui e agora”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Giulia Falcone, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Departamento de História

    Mestranda em História Social na Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2019-11-30

Como Citar

O consumo como experiência: de vestimentas e alimentos a luxo e gastronomia (séculos XIX-XXI). (2019). Revista Ingesta, 1(2), 181. https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p181