Representações sociais sobre o consumo de açúcar no dia a dia

Autores

  • Giovana Duarte dos Santos Centro Universitário Senac São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p204-205

Palavras-chave:

Representações sociais, Açúcar, Hábitos alimentares

Resumo

À medida em que somos levados a refletir sobre algum de nossos hábitos alimentares é onde percebemos tê-lo. O consumo de açúcar está presente no cotidiano e enraizado nos hábitos alimentares dentro de um contexto urbano, seja pela facilidade de encontrar produtos industrializados, seja pelo hábito social das bebidas açucaradas ou somente pelo gosto. De acordo com o artigo de Levy e colaboradores sobre a disponibilidade de “açúcares de adição” no Brasil, existem dois tipos de açúcares: aqueles encontrados naturalmente nos alimentos, como a frutose e a sacarose presentes nas frutas e a lactose presente no leite, e aqueles extraídos de alimentos (cana-de-açúcar, beterraba e milho) para uso posterior em preparações culinárias ou na elaboração de alimentos processados.

Para compreender melhor como percebemos o consumo de açúcar no dia a dia, foram realizadas dez entrevistas com indivíduos de classe média que vivem em cidades da Grande São Paulo e sempre viveram em São Paulo, sendo três mulheres e sete homens. Cinco possuíam o segundo grau completo e cinco o superior completo. A idade variou de 23 a 55 anos. A coleta de dados ocorreu entre agosto e setembro de 2019 quando os entrevistados responderam à questão que norteou a pesquisa: “Como é o seu consumo de açúcar no dia a dia?”.

Para a análise dos discursos foi utilizado o conceito de representações sociais de Moscovici tendo como objetivo compreender como as informações sobre o açúcar são incorporadas pelo indivíduo de modo que essas ideias interajam no seu cotidiano em seus costumes e valores, ajudando a compor sua identidade. Foi também observado como o indivíduo utiliza esses conceitos teóricos como balizadores de suas práticas alimentares, adotando um discurso ora permissivo ora não para justificar suas escolhas e hábitos alimentares.

A pesquisa procurou traçar paralelos entre as entrevistas e dados obtidos sobre o consumo de açúcar do brasileiro de classe média que vive em ambientes urbanos para contextualizar os discursos e suas realidades.

A associação do consumo de açúcar a doenças como o diabetes foi um ponto bastante citado quanto à questão de saúde, porém em alguns casos era identificado como fatores causais o pão e arroz, assumindo a representação que o indivíduo faz do que é o açúcar. Por outro lado, as frutas continham o açúcar que era “bom” para a saúde. Segundo Laplantine, em a Antropologia da Doença (1991), temos a tendência de classificar os alimentos em “bons” ou “maus”, e assim fazemos com o açúcar. O consumo de açúcar do brasileiro é de 16,7% do total de calorias diárias, muito acima do que a Organização Mundial de Saúde estipula, de 10%. As representações sociais sobre o consumo de açúcar no dia a dia podem promover algumas reflexões sobre propostas de educação alimentar tanto na esfera de políticas púbicas de saúde quanto no individual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Giovana Duarte dos Santos, Centro Universitário Senac São Paulo

    Pós-graduanda em Gastronomia: História e Cultura no Centro Universitário Senac, em São Paulo.

Downloads

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Representações sociais sobre o consumo de açúcar no dia a dia. (2019). Revista Ingesta, 1(2), 204-205. https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p204-205