O potencial do bambu na minimização dos problemas climáticos nos espaços urbanos

Autores

  • Vera Cristina Osse
  • Célia Regina Moretti Meirelles

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i3p36-53

Palavras-chave:

bambu, mudanças climáticas, parques, áreas verdes, espaço urbano

Resumo

O trabalho discute os problemas gerados pelo aquecimento global e levanta possíveis alternativas que, se aliadas a esforços conjuntos, poderão minimizar os impactos gerados pela humanidade ao se apropriar indevidamente dos recursos naturais. Em um primeiro momento, avalia os efeitos e as mudanças sentidas nos centros urbanos devido ao aquecimento global e, em um segundo momento, avalia a possibilidade de se amenizarem esses impactos, por meio da ampliação de áreas verdes, priorizando a utilização da espécie bambu, que tem grande capacidade de absorção de dióxido de carbono. Os resultados encontrados destacam a importância de se ampliar a quantidade e a aplicação do bambu nas vias públicas, parques e parques lineares, valendose de um manejo controlado das diversas espécies, especialmente na cidade de São Paulo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vera Cristina Osse

    Arquiteta e Urbanista. Doutora em Paisagem e Ambiente pela FAU-USP. Leciona na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

  • Célia Regina Moretti Meirelles

    Engenheira civil, Doutora em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP. Leciona na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

2011-12-20

Como Citar

O potencial do bambu na minimização dos problemas climáticos nos espaços urbanos. (2011). Revista LABVERDE, 3, 36-53. https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i3p36-53