Portal da USP Portal da USP Portal da USP
Imagem para capa

A REDE DE DESIGN VERDE URBANO – UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL PARA MEGACIDADES?

Volker Minks

Resumo


Observa-se, nos dias atuais, uma nova tendência: metade da população mundial vive em áreas urbanas, o que faz com que as cidades fiquem cada vez mais densas. O aumento da densidade populacional no meio urbano faz com que o solo de tais regiões seja utilizado de forma ecologicamente desequilibrada, afetando não somente a biodiversidade, mas também a variedade dos recursos naturais e as relações entre as pessoas, a cidade e o meio-ambiente. As áreas verdes e a produção de alimentos saudáveis devem encontrar seu caminho de volta às cidades.

A Rede de Design Verde Urbano promove a proteção, criação e conexão de espaços verdes em áreas urbanas, incentivando a biodiversidade, a segurança alimentar, as atividades recreativas em ambientes mais saudáveis, gerando novas oportunidades de trabalho assim como locais de encontro entre as diversas gerações. Além disso, a rede oferece uma estratégia interdisciplinar para o espaço urbano, tornando utilizável o que seria desperdiçado e integrando o design ecológico a tecnologias inovadoras. A conexão de áreas verdes ajuda as cidades a gerenciar e mitigar as condições complexas da mudança climática.


Palavras-chave


Design Ecológico; Ecologização; Segurança Alimentar; Agricultura e Horticultura Urbana; Biodiversidade; Desenvolvimento Urbano Sustentável; Estratégias de Adaptação e Mitigação de Mudança Climática

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i7p120-141

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




INDEXADORES

Google Acadêmico
Índice de Arquitetura Brasileira
PKP-Public Knowledge Project