Marsilio Ficino, Francesco Cavalli e a música como remédio para o desgosto amoroso

Autores

  • Jacomien Prins University of Warwick

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v16i1.125009

Palavras-chave:

Marsilio Ficino, Francesco Cavalli, imaginação, doença amorosa, terapia musical

Resumo

Neste artigo, o filósofo Marsilio Ficino (1433-1499) e o compositor Francesco Cavalli (1602-1676) são apresentados como pertencentes a um e ao mesmo universo discursivo, no qual música, amor e imaginação cumprem um papel fundamental. A teoria do amor Neoplatônica de Ficino exerce uma função central em sua filosofia. Ele define o amor como o desejo pela beleza. Coisas belas, como a música harmoniosa, inspiram a alma com amor. Quando a música é adequadamente apreciada, o amante se distancia do mundo sensível, foca sua atenção em sua alma e, com isto, encontra seu fim último em Deus. Contudo, se a alma ama de modo impróprio e se fixa na beleza sensual da música, o resultado é a doença amorosa. Assim, para Ficino, o uso adequado do amor e da música repousa no âmago da felicidade humana. Um eco secularizado desta teoria pode ser ouvido na ópera Artemisia, de Cavalli.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AUSTERN, Linda Phyllis. Musical Treatments for Lovesickness. In: HORDEN, Peregrine (ed.). Music as Medicine: The History of Music Therapy Since Antiquity. Aldershot: Ashgate, 2000, p. 195-245.

BARKER, Andrew. Greek Musical Writings. Cambridge: Cambridge University Press. 1984 (v. 1).

CAVALLI. Artemisia: Dramma per Musica. Kassel: Bärenteiter, 2013 (ed. Hendrik Schulze).

DAWSON, Lesel. Lovesickness and Gender in Early Modern English Literature. Oxford: New York: Oxford University Press, 2008.

FICINO, Marsilio. Commentaria in Platonem. Firenze: Laurentius (Francisci) de Alopa, 1496.

__________. Commentary on Plato’s Symposium [De amore ou Commentarium in Convivium Platonis] Columbia [Firenze]: The University of Missouri Studies, 1944 [1469]. Trad. Sears Reynolds Jayne.

__________. Medicina corpus, musica spiritus, theologia animum. In: The Letters of Marsilio Ficino. London: Shepheard Walwyn, 1975, vol.1. Trad. membros do Language Department of the School of Economic Science, London.

__________. Opera Omnia. Turin [Basel]: Heinrich Petri, 1959 [1576]

__________. Three Books on Life [De Vita triplici]. Binghamton, NY: Medieval and Renaissance Texts and Studies/Renaissance Society of America [Firenze: Antonio di Bartolomeo Miscomini], 1989 [1489]. Trad. Carol V. Kaske e John R. Clark.

GIGLIONI, Guido. Coping with Inner and Outer Demons: Marsilio Ficino’s Theory of the Imagination. In: HASKELL, Yasmin (ed.). Diseases of the Imagination and Imaginary Disease in the Early Modern Period. Turnhout: Brepols, 2011, p, 19-51.

KLIBANSKY, Raymond, E. Panofsky e F. Saxl. Saturn and Melancholy: Studies in the History of Natural Philosophy, Religion, and Art. New York: Basic Books, 1964.McCLURE, George W. Sorrow and Consolation in Italian Humanism. Princeton, NJ: Princeton University Press, 1991.

MINATO, Nicolò. Artemisia: Dramma per Musica (libreto). Kassel: Bärenteiter, 2013 (ed. Sara Elisa Stangalino).

PLATÃO. A República. Lisboa: Gulbenkian, 2001.

PRINS, Jacomien. Echoes of an Invisible World: Marsilio Ficino and Francesco Patrizi on Cosmic Order and Music Theory. Leiden: Brill, 2014.

RICE Jr., Eugene F. The Renaissance Idea of Wisdom. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1958.

ROSAND, Ellen. Opera in Seventeenth-Century Venice: the Creation of a Genre. Berkeley and Los Angeles, 1991.

__________. (ed.). Readying Cavalli’s Operas for the Stage: Manuscript, Edition, Production. Farnham: Ashgate Interdisciplinary Studies in Opera, 2013.

SCHULZE, HENDRIK. Artemisia. In: CAVINA, Claudio. CAVALLI. Artemisia. CD GCD 920918. Mondovì, 2010, p.8-12.

VECCHIA, Francesco dalla. Key Symbolism in Francesco Cavalli’s Aria’s. 213 p. Tese (Doutorado em Música). Iowa University. Iowa, 2011.

WALKER, Daniel. Spiritual and Demonic Magic from Ficino to Campanella. University Park [London]: Pennsylvania State University Press [Warburg Institute], 2003 [1958], p. 3-24.

WALKER, Thomas e Irene Alm. Francesco Cavalli. In: Grove Music Online. Disponível em: http://www.oxfordmusiconline.com. Acesso: 31 de dezembro de 2014.

WELLS, Marion. The Secret Wound: Love-Melancholy and Early Modern Romance. Stanford, Calif: Stanford University Press, 2007.

Downloads

Publicado

2016-12-25

Como Citar

Marsilio Ficino, Francesco Cavalli e a música como remédio para o desgosto amoroso. (2016). Revista Música, 16(1), 115-137. https://doi.org/10.11606/rm.v16i1.125009