Novos ruídos, novas vozes

  • Martina Raponi Noiserr
Palavras-chave: Ruído, Surdez, Voz, Contracultura, Paisagem sonora, Vibração

Resumo

Como artista interessada em Noise e filha de pais surdos, abordarei a questão do ruído e da contracultura a partir da questão da surdez e das vozes não cultivadas. Nas sociedades de pessoas sem deficiências a voz é um produto cultural e certas vozes percebidas como “outras”, imperfeitas, “barulhentas”, podem gerar discursos ligados ao compartilhamento de espaços sonoros, perturbações e inclusões. Tomo a  paisagem sonora como um ambiente social e político, e os corpos ali imersos são considerados para além da escuta, incorporando o espectro total de suas capacidades, em termos rítmico-analíticos. A paisagem sonora, entendida dentro dos limites da audibilidade, expele e rejeita comunidades que carregam o estigma da “deficiência” como é o caso da comunidade dos surdos. Este exercício teórico é acompanhado por exemplos de arte contemporânea e de referências histórico-tecnológicas, apontando para "atos de silenciamento" e "atos de ruído". Ao mesmo tempo, sublinha o valor de corpos "desviantes" como corpos que resistem. O artigo termina com o testemunho de uma dançarina surda que usou meus textos para produzir seus dois últimos trabalhos. Apesar de serem considerados deficientes ou desviantes, Surdos são um exemplo significativo de agentes contraculturais em sociedades plenamente habilitadas nas capacidades da fala e da escuta.  

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Biografia do Autor

Martina Raponi, Noiserr

Martina Raponi is an Italian writer, artist, and curator based in Amsterdam. She authored a book on noise “Strategie del Rumore. Interferenze tra Arte Filosofia e Underground” (2015, Auditorium Ed., Milano). Martina researches noise, systems, and complexity, and is currently analysing deafhood through the notion of voice on the one hand, and algorithmic listening, streaming music technologies and the notion of the self they generate on the other. She is co-founder of Noiserr, reading and research group on noise, which has been held at Butcher’s Tears in Amsterdam on a regular basis since April 2017, and at WORM in Rotterdam from January until May 2019 in collaboration with Regenerative Feedback festival. She is board member of RC51 on Sociocybernetics at the ISA. Martina is also co-founder, together with Michael Dudeck, of the Ansible Institute, a roaming gathering of practitioners conducting research using the tools offered by the speculative fiction traditions.

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Publicado
2020-07-09
Como Citar
Raponi, M. (2020). Novos ruídos, novas vozes. Revista Música, 20(1), 401-432. https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.170779