A música não é suficiente

A apropriação da categoria "arte sonoro" na Argentina.

Autores

  • Mene Savasta Alsina Universidad Nacional de Tres de Febrero

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.170852

Palavras-chave:

Arte sonoro, Arte do som, Categorias, Argentina, Instituições musicais, Identidades

Resumo

O primeiro evento na Argentina a incluir arte sonoro em sua programação foi o Experimenta. Em seus concertos e workshops, foi um divisor de águas para a música experimental argentina no final dos anos 1990. Desde sua primeira edição em 1997, tem desafiado círculos e procedimentos já arraigados na música, reunindo artistas de diferentes gerações e indagações sonoras. Foi na edição do ano 2000 que o festival incorporou como uma de suas tags a expressão arte sonoro pela primeira vez. O que acontece quando se torna necessário, de um momento para outro, usar uma nova expressão para designar uma atividade artística?

A hipótese de que música não é suficiente sublinha a história da arte dos sons na Argentina, que pretende desvendar o momento fundador quando a categoria arte sonora começou a ser usada na programação dos eventos e festivais.

A partir da observação do arcabouço textual em torno de obras e eventos - ou seja, dos catálogos, textos críticos e press releases - veremos que, desde 2000 na Argentina, a circulação inicial da expressão arte sonoro mostra o que poderia ser compreendido como origem musical, como uma reação ao que estava estabelecido, e como uma das características que contribuem para uma identidade particular da antiga arte sonoro na Argentina, em contraste com outras histórias - de outras geografias - que usualmente relacionam a origem da arte do som com instalações artísticas e a participação de galerias e museus.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mene Savasta Alsina, Universidad Nacional de Tres de Febrero

    Mene Savasta Alsina es artista sonora, música e historiadora del arte. Investiga y produce en el campo del arte sonoro, realizando instalaciones y performances colectivas e individuales.
    Profesora en Historia de las Artes Visuales (FBA - UNLP), es docente y coordinadora académica de la Especialización en Arte Sonoro de la Untref. También enseña en la Lic. en Artes Audiovisuales en la UNA y en la Maestría en Arte Sonoro de la UNQ. Actualmente se encuentra finalizando el Doctorado en Arte Contemporáneo en la UNLP. Su trabajo de investigación reflexiona sobre la condición transdisciplinar del arte sonoro en Argentina en la contemporaneidad.
    Como artista sonora ha exhibido en en Teatro Colón (Bs. As., 2016), CC Recoleta (2015), MACBA (2014), Espacio Fundación Telefónica (2013) Ars Electronica 2013 (Linz, Austria), CCEBA (2005), entre otros.
    Compone y produce música utilizando su voz, sintetizadores y medios electrónicos. En 2015 edita su primer disco solista: Campo Cercano material que ha presentado como performance sonora y lumínica en diversos espacios del arte contemporáneo y festivales, como Sónar (2016), Ciclo Escuchar (2016), Mutek (2017) y Museo MAR de Mdp (2017) entre otros. En ocasiones han colaborado los artistas Magdalena Molinari, Guido Corallo, Hernán Kerlleñevich y Lucas DM, en el desarrollo visual y lumínico de la performance.
    Como compositora y performer, ella forma parte de diversos proyectos musicales, en los que la experimentación e improvisación sonora son esenciales. Junto con su hermano Antonio, tienen un duo de dark ambient, llamado Materia Oscura. Es miembro fundador del colectivo artístico MARDER. Entre 2008 y 2014 participó de los proyectos Operadora, El Tronador y r353.
    Actualmente toca sintetizadores en la banda de Lucy Patané. Colaboró en discos y presentaciones en vivo de Fernando Kabusacki, Tomas Jensen (CAN), Gastón Massenzio, Marina Fages y Shaman, entre otros.
    Debido a su experiencia en el diseño de riders técnicos para eventos e instalaciones de arte, en ocasiones trabaja para otros artistas e instituciones.

Referências

DE LA MOTTE-HABBER, (2009) Concepciones del arte sonoro. In: Ramona v. 96. Buenos Aires, 2009.

ENGSTROM A.; STJTERNA, A (2009) Sound Art or Klangkunst? A reading of the German and English literature on sound art. In: Organized Sounds, Abril 2009. Retrieved from https://www.researchgate.net/publication/231833876_Sound_Art_or_Klangkunst_A_reading_of_the_German_and_English_literature_on_sound_art.

GENETTE, G. Umbrales. Mexico: Siglo XXI, [1987] 2001.

GENETTE, G. Palimpsestos. Madrid: Taurus, [1962] 1989.

HARO, J. Arte sonoro: liberación del sonido e hibridación artística. Revista Lucera, n. 5, 2004.

LICHT, A. Sound Art: Beyond music, between categories. New York: Rizzoli Internacional Publications, 2007.

MOYINEDO, S. Aspectos discursivos de la circulación artística, Ensayos. Historia y teoría del arte, Bogotá D. C., Universidad Nacional de Colombia, 2008, n. 15, p. 54-82.

VERÓN, E. La semiosis social. Barcelona: Gedisa, 1987.

Graphical and online catalogs

KOREMBLIT, C. Catálogo de Experimenta 2000. Buenos Aires, 2009.

HARO, J. Blog de Limb0. Retrieved from http://conciertosenellimb0.blogspot.com.ar/ Consultado en junio 2017.

MAKEDONSKY, D. et al. Catálogo de mano del Festival Tsonami 2009. Buenos Aires, 2009. Retrieved from http://www.schachter.com.ar/2009-Tsonami_BSAS.pdf.

MAKEDONSKY, D. et al. Festival Tsonami 2011, Buenos Aires, 2011. Retrieved from http://tsonamibuenosaires.blogspot.com.ar/p/tsonami-2011.html.

VARCHAUSKY, N. personal site. http://varchausky.com.ar/.

Downloads

Publicado

2020-07-09

Como Citar

A música não é suficiente: A apropriação da categoria "arte sonoro" na Argentina. (2020). Revista Música, 20(1), 381-400. https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.170852