Arquivos sonoros em tempos de guerra

a troca de discos entre Discoteca Pública Municipal de São Paulo e Archive of American Folk Song da Biblioteca do Congresso

Autores

  • Biancamaria Binazzi Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.171397

Palavras-chave:

Arquivos sonoros, Fonografia, Segunda Guerra Mundial, Folclore, Política da Boa Vizinhança

Resumo

 Neste artigo, busco identificar aspectos de identidade e alteridade em práticas sonoras a partir do caso do intercâmbio de discos realizado entre a Discoteca Pública Municipal, vinculada à Divisão de Expansão Cultural do Departamento de Cultura de São Paulo e a Divisão de Música da Biblioteca do Congresso de Washington no período da Segunda Guerra Mundial. Entre os anos de 1939 e 1943, as duas instituições trocaram vasta correspondência que culminaria na troca de discos de música folclórica gravados em expedições fonográficas com financiamento público. Entendendo práticas sonoras como a gravação em campo, a formação de coleções discográficas públicas e a sua difusão, procurarei situar, naquele momento histórico, a fonografia e os arquivos sonoros como mediadores de relações interculturais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Biancamaria Binazzi, Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP)

    Mestra no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP). Possui graduação em Rádio e TV pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (2005) com especialização em Radio Documentários (Radio Features) pela BBC Accademy. É idealizadora do Projeto Goma-Laca, núcleo de pesquisas sobre discos brasileiros gravados em 78 rpm. Desde 2004 desenvolve projetos especiais para Discoteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural São Paulo, como as séries Sonoro Postal, Festival de Choro Na Batuta do Gato e o programa Crônicas de Toca Discos entre outras. Atuou como produtora na Rádio Cultura FM e Rádio Cultura Brasil (Fundação Padre Anchieta), tendo apresentado e dirigido o programa 78 RPM. Entre 2011-2016 atuou como produtora e roteirista do programa radiofônico Pesquisa Brasil, da Revista PESQUISA FAPESP, veiculado na Rádio USP FM. www.estudiomanaca.com

Referências

ALVARENGA, Oneyda. ANDRADE, Mário de. Mário de Andrade-Oneyda Alvarenga: Cartas. São Paulo: Duas Cidades, 1983.

ALVARENGA, Oneyda. A Discoteca Pública Punicipal. Separata da Revista do Arquivo Municipal, n. LXXXVII. São Paulo: Departamento de Cultura, 1942.

ALVARENGA, Oneyda. (org). Registros Sonoros de Folclore Musical Brasileiro (5 vols.: Xangô, (1948), Tambor de Mina e Tambor de Crioulo (1948), Catimbó (1949), Babassuê (1950), Chegança de Marujos, (1953). São Paulo, Discoteca Pública Municipal, 1948-1953.

ALVARENGA, Oneyda. O Mundo dos Discos. Entrevista concedida ao Diário da Noite em 17 ago. 1938.

ANDRADE, Mário de. Ensaio sôbre a música brasileira. 3 ed. São Paulo: Livraria Martins/ Instituto Nacional do Livro, 1972.

ANDRADE, Mário de, Justificação de verba para 1937 sobre gravação de discos. São Paulo (município). Secretaria Municipal de Cultura. Centro Cultural São Paulo. Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarenga. Fundo Discoteca Pública Municipal. PASTA 1935 a 1939. Não catalogado.

AVERIL, Gage. Ballad Hunting in the Black Republic: Alan Lomax in Haiti, 1936-37. Caribbean Studies, v. 36, n. 2, 2008, p. 3–22.

BINAZZI, Biancamaria. Fonografia em trânsito: o intercâmbio de discos entre a Discoteca Pública Municipal de São Paulo e a Biblioteca do Congresso em Washington (1939-1943). Orientadora Flávia Camargo Toni. Dissertação de Mestrado em Filosofia, Instituto de Estudos Brasileiros. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

CARLINI, Álvaro. Cante lá que gravam cá: Mário de Andrade e a Missão de Pesquisas Folclóricas de 1938. Dissertação de mestrado. São Paulo: FFLCH-USP, 1994.

CARLINI, A.; LEITE, E. A. (org). Catálogo Histórico-Fonográfico da Discoteca Oneyda Alvarenga. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 1993.

CAROZZE, Valquíria M. Oneyda Alvarenga: da poesia ao mosaico das audições. São Paulo: Alameda, 2014.

DUARTE, Paulo. Contra o Vandalismo e o Extermínio. O Estado de São Paulo, 7 out. 1937.

GOLDMAN, Marcio; NEIBURG, Frederico. Da Nação ao Império: A guerra e os Estudos do Caráter Nacional. In: De Estoile, B; Neiburg, F; Sigaud, L. (org.) Antropologia, Impérios e Estados Nacionais. Rio de Janeiro: Relume/Dumara, Faperj, 2002.

GRILLO. Angela T. O losango negro na poesia de Mário de Andrade. Tese de doutorado em Literatura Brasileira. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas USP. São Paulo, 2015.

HARDIN, James. American Folklife Center: an illustrated guide. Washington. Library of Congress (2004). https://www.loc.gov/folklife/guide/.

HARVEY, Todd. Michigan I-O: Alan Lomax and the 1938 Library of Congress Expedition. Library of Congress/ Dust to Digital. Atlanta, 2013.

LOMAX, Alan. Alan Lomax: Selected Writings, 1934-1997. AVERILL, Gage (org). New York: Routledge, 2005.

LOMAX, Alan. Saga of a folk song hunter. In: Hi-Fi Stereo review. May, 1960. Disponível em: <https://www.loc.gov/item/afc2004004.ms090123/>. Acesso em 28 de julho de 2019.

LOMAX, John A. Annual report of the chief of the Division of Music, Carl Engel, in Archive of American Folk Song: A History 1928-1939. Library of Congress Project, Work Projects Administration, 1940. Disponível em: < https://www.loc.gov/collections/lomax >. Acesso em 26 jul. 2019.

PERNET, Corinne A. Pela cultura genuína das Américas. Folclore musical e política cultural do Pan-Americanismo, 1933-1950. In: Revista Brasileira de Música, v. 27, n. 1, p. 17-49, jun., 2014.

PERNOT, Hubert. Art populaire: travaux artistiques et scientifiques du 1er Congrès international des arts populaires. Prague, 1928; Paris: Duchartre, 1931.

STERNE, Jonathan. The audible past: cultural origins of sound reproduction. Durham; London: Duke University Press, 2003.

SPIVACKE. Harold. Annual Report - Division of Music (for the fiscal year ended June 30, 1940). Washington: United States Printing office, 1941.

TACUCHIAN, Maria de Fátima G. Panamericanismo, propaganda e música erudita: Estados Unidos e Brasil (1939-1948). Tese de Doutorado em História. Universidade de São Paulo: FFLCH, 1998.

The Discoteca Pública Municipal Collection. AFC 1943/001. In: Guides to the collections in the Archive of Folk Culture. American Folklife Center. Library of Congress, 1995.

TONI, Flávia C. Missão de Pesquisas Folclóricas do Departamento de Cultura. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura, Prefeitura do Município de São Paulo, 1985.

TONI, Flávia C. Missão de Pesquisas de Folclóricas. In: Mário de Andrade - Missão de Pesquisas Folclóricas. Caixa com seis CDs e um livreto. São Paulo: Serviço Social do Comércio – Sesc-SP. Secretaria Municipal de Cultura, Centro Cultural São Paulo, 2006, p. 71-99.

Downloads

Publicado

2020-07-09

Como Citar

Arquivos sonoros em tempos de guerra: a troca de discos entre Discoteca Pública Municipal de São Paulo e Archive of American Folk Song da Biblioteca do Congresso. (2020). Revista Música, 20(1), 329-356. https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.171397