Eu e o Outro, Dentro e Fora

Dossiê Sonologia 2019 (versão bilíngue)

Autores

  • Fernando Iazzetta Universidade de São Paulo
  • Davi Donato Universidade de São Paulo
  • Henrique Souza Lima Universidade de São Paulo
  • Valéria Bonafé Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.172305

Palavras-chave:

Dossiê Sonologia, Apresentação

Resumo

Texto de apresentação dos organizadores do Dossiê Sonologia, coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Iazzetta.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Fernando Iazzetta, Universidade de São Paulo

    Fernando Iazzetta é professor Titular na área de Música e Tecnologia do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP e coordenador do Laboratório de Acústica Musical e Informática (LAMI). Dirige o NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia da Universidade de São Paulo. . Atua como compositor e performer com trabalhos que exploram o experimentalismo, a interatividade e recursos eletroacústicos. Seus trabalhos foram apresentados em concertos e festivais de música no Brasil e no exterior. Seus interesses de pesquisa estão voltados para a investigação de formas experimentais de música e arte sonora. Atualmente, é pesquisador 1A do CNPq, Conselho Nacional Brasileiro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Desde 2010, é consultor do Comitê de Artes da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

  • Davi Donato, Universidade de São Paulo

    Graduado em Música pela UNIRIO, tem mestrado em Música pela UFRJ e doutorado também em Música pela USP. Foi professor substituto na Escola de Música da UFRJ de tecnologia musical e sonologia. Foi professor da Universidade Anhembi Morumbi nos cursos de Produção de Música Eletrônica, Produção Musical, Cinema e Produção Multimídia. Participou do NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia da USP e atuou na rede Sonora. Em 2019 participou da organização do Sonologia 2019 – I/O.

  • Henrique Souza Lima, Universidade de São Paulo

    Doutor em Música pela Universidade de São Paulo. Mestre em Filosofia (Estética e Filosofia da Arte) e Graduado em Música (Licenciatura) pela Universidade Federal de Ouro Preto. Autor de trabalhos de música, arte sonora e arte participativa realizados em mídias diversas. Estuda a auralidade como bem imaterial variável em relação a agenciamentos materiais e condições virtuais específicas. Proponente do “desenho de escuta” como categoria crítica e poética. Atualmente pesquisa som e escuta através de abordagens ecológicas, pós-coloniais, pós-humanas e orientadas a fluxos.

  • Valéria Bonafé, Universidade de São Paulo

    Compositora, pesquisadora e professora. Realizou sua formação acadêmica na Universidade de São Paulo e na Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kuns Stuttgart. Seus trabalhos artísticos têm sido regularmente apresentados em concertos e festivais no Brasil e em diversos países. Como pesquisadora, atua principalmente nas áreas de composição musical, análise musical, estudos do som e feminismos. Seus trabalhos mais recentes lidam com assuntos como sonoridade e imagem sonora, memória e afeto, oralidade e escuta, poética sonora, autobiografia sonora e cartografia sonora. Foi professora na EMESP - Escola de Música do Estado de São Paulo de 2016-2019. É co-fundadora da rede Sonora: músicas e feminismos e integrante do Laura - Lugar de Pesquisas em Auralidade. Desde 2017 desenvolve o projeto de pesquisa “Escuta de si: Poéticas Sonoras e Feminismos” em parceria com a artista e pesquisadora Lílian Campesato. Atualmente realiza uma pesquisa-criação de pós-doutorado junto ao NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia da Universidade de São Paulo.

Referências

ALONSO-MINUTTI, Ana R.; HERRERA, Eduardo; MADRID, Alejandro (ed.). Experimentalisms in Practice: Music Perspectives from Latin America. New York: Oxford University Press, 2018.

CHAVES, Rui; IAZZETTA, Fernando (ed.). Making it Heard: A History of Brazilian Sound Art. New York: Bloomsbury, 2019.

IAZZETTA, Fernando. Estudos do Som: um campo em formação. Revista do Centro de Pesquisa e Formação - SESC, n. 1, 2015a, p. 141-160.

IAZZETTA, Fernando. Processos Musicais. Entre a experimentação e a criação. Resonancias: Revista de Investigacion Musical, 19, n. 13, 2015b, p. 141-146.

Downloads

Publicado

2020-07-11

Como Citar

Eu e o Outro, Dentro e Fora: Dossiê Sonologia 2019 (versão bilíngue). (2020). Revista Música, 20(1), 277-294. https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.172305