Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Políticas Editoriais

Foco e Escopo

 Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia é publicada desde 1991, substituindo as antigas Revista Dédalo e Revista de Pré-História. Seu objetivo é promover a divulgação de pesquisas científicas de excelência nas áreas de Arqueologia, Etnologia e Museologia. A publicação é semestral, segue o sistema de revisão por pares e a política de acesso público com conteúdo completo aberto, com recepção de artigos em fluxo contínuo. Publica textos inéditos em português, espanhol, inglês, francês e italiano nas seguintes formas: artigos que apresentem resultados de pesquisas científicas originais, ou desenvolvimento de método, revisões bibliográficas ou teóricas extensas sobre os temas abordados pela Revista, resenhas inéditas de livros, teses, dissertações e outras produções, que tenham relevância acadêmica, notas com resultados preliminares e parciais de pesquisas inéditas ou ainda em desenvolvimento, entrevistas feitas com profissionais renomados na áreas de arqueologia, etnologia e museologia, dossiês podem ser publicados em separado ou no corpo de uma edição. Com o objetivo de garantir agilidade na disponibilização do conteúdo, os artigos e notas aprovados serão publicados na modalidade ahead of print até que o número seja concluído.

 

 

Políticas de Seção

Artigos

Esta seção publica textos inéditos que apresentem resultados de pesquisa científica original, ou desenvolvimento de método, ou revisões bibliográficas ou teóricas extensas, sobre tema relevante para a pesquisa em arqueologia, etnologia, museologia.  

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Esta seção publica resenhas inéditas de livros, teses, dissertações e outras produções, tais como filmes, exposições, páginas web e eventos, simpósios e oficinas, de interesse para as áreas de arqueologia, etnologia, museologia e que tenham sido publicados ou defendidos nos 12 meses anteriores à publicação do volume da revista.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Esta seção publica integralmente entrevistas feitas com profissionais renomados nas áreas de arqueologia, etnologia, museologia.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Notas

Esta seção publica resultados preliminares e parciais de pesquisa inédita, ainda em desenvolvimento, que apresentem como principais características alta relevância para a discussão e impacto significativo sobre o conhecimento existente nas áreas de arqueologia, etnologia, museologia, justificando sua publicação imediata ou em curto período de tempo.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Esta seção preferencialmente publica conjuntos de textos inéditos articulados em torno de uma temática específica tendo um editor/organizador próprio, porém a republicação em português de conjuntos de textos anteriormente publicados em outras línguas pode ser excepcionalmente considerada. Os textos devem apresentar resultados de pesquisa científica original, ou desenvolvimento de método, ou revisões bibliográficas ou teóricas extensas, sobre tema relevante para a pesquisa em arqueologia, etnologia, museologia. 

Editores
  • Marisa Afonso
  • Fabiola Silva
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista adota o sistema de “peer review”. Todos os artigos são enviados ao nosso corpo de árbitros que recomendará, ou não, sua publicação, podendo também sugerir modificações.

 

Periodicidade

Semestral: junho e novembro

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.