Reflexões preliminares sobre a questão da violência em populações construtoras de sambaquis: análise dos sítios Cabeçuda (SC) e Arapuan (RJ).

Autores

  • Andrea Lessa ENSP / FIOCRUZ
  • João Cabral de Medeiros ENSP / FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2001.109411

Palavras-chave:

Paleopatologia - Traumas agudos - Violência - Sambaqui.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo testar a hipótese preliminar de que os grupos construtores de sambaquis do litoral brasileiro, de uma forma geral, não praticavam a violência física de forma recorrente. Foram analisados 62 crânios provenientes do Sambaqui de Cabeçuda (SC) e 11 esqueletos do Sambaqui de Arapuan (RJ), buscando-se identificar as típicas lesões associadas a episódios de violência. Também foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema, para populações litorâneas anteriormente estudadas, incluindo-se aí os dados relativos às lesões traumáticas pós-cranianas observadas na amostra de Cabeçuda. As baixas prevalências observadas em todas as amostras, ou a sua ausência (4,8% para o sambaqui de Cabeçuda e 0% para o sambaqui de Arapuan, por exemplo) confirmam a hipótese formulada. Os resultados observados podem ser interpretados a partir de fatores sócio-culturais, econômicos e ambientais, ou ainda de ordem metodológica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andrea Lessa, ENSP / FIOCRUZ
    ENSP / FIOCRUZ, Rio de Janeiro, RJ. Pesquisadora Visitante.
  • João Cabral de Medeiros, ENSP / FIOCRUZ
    ENSP / FIOCRUZ, Rio de Janeiro, RJ. Aluno de Especialização.

Downloads

Publicado

2001-12-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Reflexões preliminares sobre a questão da violência em populações construtoras de sambaquis: análise dos sítios Cabeçuda (SC) e Arapuan (RJ). (2001). Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, 11, 77-93. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2001.109411