O aniconismo revisto: as diferentes abordagens na interpretação da iconografia primitiva budista.

Autores

  • Cibele E.V. Aldrovandi Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2002.109445

Palavras-chave:

Iconografia - Budismo - Gandhâra - Mathurã - Aniconismo.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as principais correntes teóricas utilizadas para explicar a origem da imagem do Buda sob uma perspectiva histórica e arqueológica. Durante o final do século XIX, os acadêmicos ocidentais acreditaram que teria sido necessária uma influência greco-romana em Gandhãrapara o surgimento da imagem do Buda. Essa premissa foi associada à Teoria do Aniconismo, cunhada pelos estudiosos europeus para explicar a ausência de representações antropomórficas do Buda nos baixos-relevos do Budismo primitivo. Pesquisas realizadas ao longo do século XX, demonstraram que a representação iconográfica do Buda Sãkyamuni deu-se inicialmente na região de Mathurã. A partir da década de 80, diferentes abordagens foram desenvolvidas para interpretar a arte primitiva budista.

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Biografia do Autor

  • Cibele E.V. Aldrovandi, Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia
    Doutoranda em Arqueologia do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2002-12-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ALDROVANDI, Cibele E.V. O aniconismo revisto: as diferentes abordagens na interpretação da iconografia primitiva budista. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, Brasil, n. 12, p. 177–203, 2002. DOI: 10.11606/issn.2448-1750.revmae.2002.109445. Disponível em: https://revistas.usp.br/revmae/article/view/109445.. Acesso em: 19 abr. 2024.