Teógenes de Tasos

atleta e herói divinizado

  • Haiganuch Sarian Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia
Palavras-chave: Grécia antiga, Tasos, Atletismo, Teógenes, Culto heroico

Resumo

No âmbito dos concursos atléticos na Grécia antiga, os vencedores se destacaram de modo excepcional principalmente na vida religiosa. A esse respeito, é significativo o caso verificado na ilha de Tasos, onde o atleta Teógenes teve uma biografia marcante atingindo o estatuto de herói divinizado, a quem os tásios erigiram monumentos e realizaram sacrifícios honrosos. São conclusões que apresentamos ao analisar as fontes literárias, epigráficas e arqueológicas pesquisadas por eminentes helenistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Haiganuch Sarian, Universidade de São Paulo. Museu de Arqueologia e Etnologia

Professora sênior do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, área de Arqueologia Clássica

Referências

Ateneu. 1933. Athenaeus: The Deipnosophists V. The Loeb Classical Library, Cambridge (Mass.).
Bernard, P.; Salviat, F. 1962. Inscriptions de Thasos. Bulletin de Correspondance Hellénique 86(2): 578-611.
Bernard, P.; Salviat, F. 1967. Inscriptions de Thasos. Bulletin de Correspondance Hellénique 91(2): 578-621.
Brelich, A. 1958. Gli eroi greci: un problema storico-religioso . Edizioni dell ́Ateneo, Roma.
Chamoux, F. 1979. Le monument “de Théogénès”: autel ou statue? Bulletin de Correspondance Hellénique Supplément V: 143-153.
Daux, G. 1967. Guide de Thasos. École Française d’Athènes, Paris.
Dion Crisóstomo. 1961. Dio Chrysostom III . The Loeb Classical Library, Cambridge (Mass.).
Dunant, C.; Pouilloux, J. 1958. Recherches sur l ́histoire et les cultes de Thasos, II. De 196 avant J.-C. jusqu ́à la fin de l ́Antiquité . E. de Boccard (Études Thasiennes, V), Paris.
Hipócrates. 2003. Hippocrate: Épidemies Tome IV, partie 3. Les Belles Lettres, Paris.
Lunt, D. 2009. The heroic athlete in Ancient Greece. Journal of Sport History 36(3): 375-392.
Lunt, D. 2010. Athletes, heroes, and the quest for immortality in Ancient Greece. Tese de doutorado. The Pennsylvania State University.
Martin, R. 1940-1941. Un nouveau règlement de culte thasien. Bulletin de Correspondance Hellénique64-65: 162-200.
Morgan, C. 1990. Athletes and oracles: the transformation of Olympia and Delphi in the eight century. Cambridge University Press, Cambridge.Murray, S.C. 2014. The role of religion in Greek sport. In: Christesen, P.; Kyle, D.G. (Eds.). A companion to sport and spectacle in Greek and Roman Antiquity. Wiley-Blacwell, Chichester, 310-319.
Pausânias. 2002. Pausanias: Description de la Grèce, VI. Les Belles Lettres, Paris.
Pouilloux, J. 1954. Recherches sur l ́histoire et les cultes de Thasos. I: De la fondation de la cité à 196 av. J.-C. E. de Boccard, (Études Thasiennes, III), Paris.
Pouilloux, J. 1994. Théogénès de Thasos... quarente ans après. Bulletin de Correspondance Hellénique 118(1): 199-206.
Robert, F. 1939. Thymelé. Recherches sur la signification et la destination des monuments circulaires dans l’architecture religieuse de la Grèce. E. de Boccard, Paris.
Salviat, F. 1956. Le monument de Théogénès sur l ́agora de Thasos. Bulletin de Correspondance Hellénique 80: 147-160.
Tucídides. 1968. Thucydide: La Guerre du Péloponnèse, I . Les Belles Lettres, Paris.
Publicado
2017-12-30
Como Citar
Sarian, H. (2017). Teógenes de Tasos. Revista Do Museu De Arqueologia E Etnologia, (29), 20-34. https://doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2017.141937
Seção
Artigos